27 de julho de 2011

Bolo Nega Maluca

Nega Maluca
Faz algum tempo que não passamos por aqui. As férias estão próximas e não pensamos em outra coisa que não seja a reforma da cozinha. Ideias, medidas, orçamentos, prazos. Temos muito para conversar por aqui sobre a tão desejada reforma e também sobre as comidinhas que preparamos nos últimos dias. Pra variar, o papo de hoje será sobre (adivinha?) bolo. Quando a rotina fica pesada e cansativa, meus pensamentos gritam: comida reconfortante, comida reconfortante. Há dias estava querendo fazer um bolo de chocolate, um desejo quase infantil de alegria. Semana passada fiquei surpresa quando a cozinheira do programa de culinária que estava assistindo anunciou a receita do dia: o dito cujo doce era o prato da vez. Corri para a cozinha (alguma dúvida?). O bolo nega maluca é um dos quitutes mais reconfortantes que conheço. Ele faz parte de nossas primeiras memórias, ainda na casa da família, em tardes preguiçosas de férias. Além de delicioso é um bolo absolutamente fácil de preparar. Não precisa de batedeira, nem liquidificador, nada. Basta vontade e desejo de bolo a gente sempre tem.

Brigadeiro e granulado belga ao leite
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de água quente

Alto e fofo
Modo de Fazer:
A primeira coisa a fazer é acender o forno para aquecer e deixar o seu bolo alto e bonito. Em uma tigela, misture os ingredientes secos, menos o fermento. Adicione os ovos, o óleo e mexa novamente. Despeje a água quente e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Por último, adicione o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180 graus) por 35 a 40 minutos.

Preparo manual, bem simples
Cobertura:
Para ser completo, o bolo nega maluca precisa de uma cobertura (bem melada) de brigadeiro e, para finalizar, uma chuva de granulado. Eu costumo preparar o brigadeiro mais simples que existe, de Nescau. Um doce fácil e que agrada todos os paladares.

Cobertura farta
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de Nescau
- 1 colher de sopa de manteiga

Bolo reconfortante de chocolate
Modo de Fazer:
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo (sempre mínimo) mexendo até que a mistura comece a soltar do fundo da panela. Não deixe pegar muito ponto. Tire o doce do fogo ainda mole e despeje imediatamente sobre o bolo. Pra fechar, bastante granulado. Eu não tinha o granulado tradicional, por isso usei o belga. Não hesite em usar o confeito simples, quanto mais o bolo lembrar a sua infância, melhor ele será.