28 de setembro de 2011

Fondue de queijo


Parece que a vida finalmente voltou ao normal. As férias foram atípicas, acompanhando a tão falada reforma da cozinha (assunto futuro), que ainda não terminou. Ficamos ausentes do blog, mas temos muitas receitas guardadas para compartilhar e voltaremos a aparecer por aqui como antes. Durante as férias pilotamos o fogão da casa dos meus pais preparando pratos novos e clássicos da casa. Hoje nossa conversa será sobre uma boa festividade doméstica. Quer reunir os amigos? Que tal um rodízio de fondue? Carne, queijo e chocolate. A primeira vez que rolou fondue em casa foi por pura curiosidade, depois virou mania e ficou ainda melhor após nossa viagem para Gramado, onde tivemos muitas ideias para aprimorar a farra gastronômica. Esqueça os fondues prontos espalhados pelas prateleiras do supermercado mais próximo. Garanto que será mais divertido e gostoso fazer sua própria receita. Os amigos podem ajudar na tarefa e a conversa, acredite, vai longe.

Uma boa dica é ter vários aparelhos de fondue em casa, pelo menos dois, para garantir a comodidade dos convidados e até facilitar o processo em caso de rodízio. Não tenha pressa no preparo. Um bom fondue  invade a madrugada e não tem hora pra acabar.

Para começar, queijo. A receita foi garimpada pela internet há muito tempo. Um preparo fácil e econômico.

Ingredientes:
- 1/2 litro de leite integral
- 1 pacote de creme de queijo
- 2 colheres de requeijão
- 200 gramas de mussarela
- 100 gramas de parmesão fresco ralado
- 100 gramas de gouda ou emmental
- 50 gramas de gorgonzola (se gostar)
- 1 dente de alho
- pimenta do reino

* Você pode substituir os queijos de acordo com a sua preferência.


No liquidificador, bata o leite com o creme de queijo e o requeijão. Coloque o preparo em uma panela e leve ao fogo baixo, misturando sempre, até engrossar. Em seguida, acrescente os queijos de sua preferência picados e mexa até que derretam. Se desejar, tempere com pimenta do reino moída na hora. Corte o dente de alho ao meio e esfregue na panela própria para fondue, despeje a mistura e leve para o rechaud.

Acompanhamentos:

- pão (italiano ou francês)
- cenoura
- batata (não cozinhe demais para não quebrar dentro da panela)
- brócolis

No próximo post vamos conversar sobre o fondue de carne, nossa melhor herança da viagem a Gramado.