18 de outubro de 2012

Nhoque de ricota


Estamos seguindo firmes e fortes no planejamento de comer em casa todos os dias da semana. Pratos variados ganharam a mesa desde segunda-feira. Começamos com uma receita gostosa e bem versátil. Navegando pela internet, encontrei uma sugestão de nhoque de ricota. Se não me engano, a receita estava no site da revista Casa e Jardim. O ingrediente principal já estava na geladeira. Resolvi inovar e improvisar. Ajustei as medidas, adicionei um temperinho novo e nasceu um prato que já está entre os preferidos da casa. O nhoque de ricota pode ser servido como sua imaginação quiser. Com um azeite aromatizado, como sugeriu a revista. Com molho de tomate. E acompanhado de um molho branco, especialidade do marido. Os tons branquinhos com o dourado do queijo gratinado ficaram irresistíveis. Boa pedida para os mais comedidos e para os gourmets de plantão.

Ingredientes:
- 300 gr de ricota
- 2 ovos
- 70 gr de queijo parmesão ralado
- 5 ou 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de orégano
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Em um bowl, amasse a ricota com a ajuda de um garfo. Adicione o parmesão ralado e os ovos. Misture. Tempere com sal, pimenta e orégano. Vá colocando a farinha e mexendo até dar liga. Geralmente, 5 ou 6 colheres de sopa são suficientes. Faça bolinhas e deixe descansar por 20 minutos na geladeira para firmar.

Em água fervente com um fio de azeite e uma folha de louro, coloque as bolinhas aos poucos para cozinhar. Quando o nhoque subir com a fervura, retire com a ajuda de uma escumadeira. Coloque em um refratário, cubra com o molho e salpique com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.


Molho Branco

Ingredientes:
- 1 colher de manteiga sem sal
- 1 colher de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- sal, pimenta e noz moscada a gosto
- 100 gr. de parmesão ou mussarela ralada

Modo de Fazer:
Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a farinha e mexa cuidadosamente até cozinhar. Num primeiro momento, ela pode formar alguns grumos, por isso é importante misturar. Adicionar o leite de uma vez só e não pare de mexer, para não empelotar, até o molho engrossar. Adicione o sal, a pimenta a gosto e um toque de noz moscada. Coloque o queijo e desligue o fogo.

Se quiser o molho mais grosso, diminua a quantidade de leite, se quiser mais líquido, aumente a quantidade de leite.

Dica da Casa: um pedacinho de queijo gorgonzola deixa o molho com mais corpo e sabor.

A receita serve 4 pessoas.

Um comentário:

  1. o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,da até gosto de ver,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.org que estou usando na minha empresa de detetive que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

    ResponderExcluir