13 de junho de 2012

Brownie de nozes e calda de frutas vermelhas


Dia dos Namorados em casa. Depois de inúmeras experiências traumáticas em filas inesgotáveis de restaurantes, decidimos de forma muito espontânea que é a maior roubada tentar jantar fora nesta data. E já que gostamos de cozinhar, nada melhor do que unir o útil ao agradável. Ele faz o salgado. Ela faz o doce. Simples assim. A sobremesa deveria ser especial: linda e cheia de sabor. Não foi tão difícil chegar a um doce que traduzisse bem nós dois. Precisava ter chocolate, claro. Sorvete? Hum, nada mal. E para um toque de glamour, frutas vermelhas. Brownie de nozes (a oleaginosa preferida do namorado), com sorvete de creme e uma calda de morangos e blueberries. Com certa organização e uma apresentação caprichada, não há como resistir. Um carinho de encher os olhos.

Brownie de Chocolate com Nozes

A receita, da chef Carole Crema, já é bem tradicional por aqui, mas desta vez resolvi fazer uma adaptação em versão menor, suficiente para o deleite do casal.

Ingredientes:
- 100 gramas de manteiga sem sal
- 100 gramas de chocolate meio amargo
- 50 gramas de açúcar refinado
- 125 gramas de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 125 gramas de farinha de trigo
- 75 gramas de nozes picadas grosseiramente


Modo de Fazer:
Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria ou no microondas, parando a cada 30 segundos para mexer e não queimar. Eu gosto mais da primeira opção. Depois de apagar o fogo, adicione no mesmo recipiente o açúcar refinado e o mascavo. Misture. Junte os ovos e torne a mexer. Em seguida, coloque a farinha e misture. E, por último, adicione as nozes picadas e mexa mais uma vez apenas para agregar.

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Um bom truque para saber se está pronto é observar a superfície da massa. Quando secar por cima, pode apagar. Você vai notar que a massa ainda está cremosa, mas essa é a graça do brownie. Eu usei uma forma de 28 cm X 18 cm, mas sugiro uma pouco menor para deixar o bolinho mais alto. Se quiser um carinho na hora de servir, use um cortador em forma de coração para ficar diferente dos já conhecidos quadradinhos.


Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 xícara de frutas vermelhas picadas (você escolhe: morango, blueberry, amora, framboesa)
- 4 colheres de sopa de açúcar

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar. Eu usei morango e blueberry e deixe ficar cerca de 20 minutos fervendo até obter uma calda grossa e com pedacinhos suculentos de fruta. O ponto você escolhe.