13 de janeiro de 2013

Muffin de Parmesão


Comi muffin salgado pela primeira vez em um brunch no hotel Emiliano, em São Paulo. O melhor café/almoço da vida, presente de Natal do marido, que em breve vou dividir com vocês. A receita misturava queijo com damasco e me ganhou na primeira mordida. Um bolinho com jeito de pão - fofo, delicado e saboroso. Nunca fui muito de bolos salgados, prefiro os doces, mas essa nova modalidade já está conquistando a casa. Em um dia de semana bem comum, resolvi usar o parmesão que estava na geladeira e transformá-lo em um muffin para a entrada de nosso jantar. A receita foi garimpada em um dos blogs de gastronomia que gosto de visitar, o Cinara's Place e fez um sucesso danado. Muffins em geral são feitos com massas pesadas e indicados para consumo imediato, ao melhor estilo fez-comeu. No dia seguinte, capaz de você encontrar um bolinho duro e bem ressecado. O muffin salgado é ótima opção para entrada de refeições (acompanhado de manteiga), para petiscar ou acompanhar caldos e sopas no inverno, substituindo o tradicional pão francês. Sirva quentinho.

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- 1/2 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de manjericão seco
- 3/4 xícara de chá de parmesão fresco ralado
- 1 1/4 xícara de chá de buttermilk ***
- 1/4 xícara de manteiga derretida
- 1 ovo
- sal a gosto
- queijo ralado para polvilhar


Modo de Fazer:

Em um bowl, coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, as ervas secas e o parmesão. Misture bem. Adicione o buttermilk, a manteiga e o ovo e mexa apenas para agregar os ingredientes. Tempere com sal a gosto, não esquecendo que o parmesão já tem sal. A massa é mesmo irregular. Não misture demais para que o muffin não fique duro. Para assar, você vai precisar de uma forma própria para muffins/cupcakes ou até forminhas maiores de empadinha. Há dois caminhos: untar e enfarinhar as formas ou usar forminhas de papel forneáveis dentro dos canecos. Eu prefiro as de papel pela praticidade. Encha 2/3 da capacidade das formas com a massa, polvilhe com parmesão e leve para assar em forno, previamente aquecido, a 180 graus, por 20 minutos ou até dourar.


***Buttermilk ou leitelho é o soro que sobra do processo de fabricação da manteiga ou o resultado da adição de uma cultura de bactérias ao leite magro industrializado. Mais comum nos Estados Unidos, o ingrediente (menos calórico/gorduroso e de fácil digestão) deixa receitas de pães e bolos mais leves e fofas. O buttermilk pronto não é algo que se encontre facilmente no Brasil, mas podemos fabricá-lo em casa de maneira bem simples. Em uma xícara medidora, coloque uma colher de sopa de suco de limão tahiti coado ou vinagre, complete com leite integral e deixe descansar por 10 minutos. Pronto. Seu buttermilk estará no ponto para usar. Vá dobrando ou adequando o preparo de acordo com as necessidades da receita.

2 comentários:

  1. Olá! Também fiz essa receita... Acrescentei mostarda na massa e ficou ótimo!!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa dica, Vanessa. Deve ter ficado muito bom. Bj e obrigada pela visita.

      Excluir