15 de janeiro de 2013
Batata Rústica
Eu sou a rainha dos acompanhamentos. Não existe boa comida caseira sem batata. Marcos sempre me diz que eu pareço meu pai - não vive sem uma batatinha pra dar aquela graça no tradicional arroz com feijão. Não me importa se tem salada, carne, farofa. Não me tirem esse prazer. Desde criança a gente carrega a paixão pela batata frita, mas ao longo da vida conhecemos outras maneiras de preparar essa delícia. Não sei exatamente onde vi ou como aprendi a preparar a batata rústica. A verdade é que se tornou um vício por aqui e nas casas por onde passo. Adoro divulgar guloseimas. Uma alternativa à fritura, a batata rústica vai bem como acompanhamento, entrada e até petisco. Fica deliciosa com carne vermelha, frango e até peixe. E com hambúrguer é de comer rezando. Resista se puder!
Ingredientes:
- 3 batatas grandes
- 4 colheres de sopa de azeite
- 3 ramos de alecrim (fresco é sempre melhor, mas pode ser seco também)
- sal grosso ou flor de sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Você pode fazer com ou sem casca. Eu prefiro a segunda opção. Descasque, lave bem, seque com a ajuda de papel toalha e corte as batatas em gomos. Quanto mais gordinhos, melhor. Por aqui, fazemos em 4 gomos. Ela fica macia por dentro e crocante por fora. Coloque as batatas em uma forma, de preferência antiaderente, regue com azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com as folhinhas de alecrim. Leve ao forno, previamente aquecido a 180 graus, por 40/50 minutos ou até dourar. Vire as batatas no meio do processo. Sirva imediatamente.
Se preferir, coloque dentes de alho inteiro e descascados.
Postado por
Casa de Casado
às
21:32
9
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
acompanhamento,
alecrim,
batata,
sal grosso
13 de janeiro de 2013
Muffin de Parmesão
Comi muffin salgado pela primeira vez em um brunch no hotel Emiliano, em São Paulo. O melhor café/almoço da vida, presente de Natal do marido, que em breve vou dividir com vocês. A receita misturava queijo com damasco e me ganhou na primeira mordida. Um bolinho com jeito de pão - fofo, delicado e saboroso. Nunca fui muito de bolos salgados, prefiro os doces, mas essa nova modalidade já está conquistando a casa. Em um dia de semana bem comum, resolvi usar o parmesão que estava na geladeira e transformá-lo em um muffin para a entrada de nosso jantar. A receita foi garimpada em um dos blogs de gastronomia que gosto de visitar, o Cinara's Place e fez um sucesso danado. Muffins em geral são feitos com massas pesadas e indicados para consumo imediato, ao melhor estilo fez-comeu. No dia seguinte, capaz de você encontrar um bolinho duro e bem ressecado. O muffin salgado é ótima opção para entrada de refeições (acompanhado de manteiga), para petiscar ou acompanhar caldos e sopas no inverno, substituindo o tradicional pão francês. Sirva quentinho.
Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- 1/2 colher de chá de orégano
- 1/2 colher de chá de manjericão seco
- 3/4 xícara de chá de parmesão fresco ralado
- 1 1/4 xícara de chá de buttermilk ***
- 1/4 xícara de manteiga derretida
- 1 ovo
- sal a gosto
- queijo ralado para polvilhar
Modo de Fazer:
Em um bowl, coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, as ervas secas e o parmesão. Misture bem. Adicione o buttermilk, a manteiga e o ovo e mexa apenas para agregar os ingredientes. Tempere com sal a gosto, não esquecendo que o parmesão já tem sal. A massa é mesmo irregular. Não misture demais para que o muffin não fique duro. Para assar, você vai precisar de uma forma própria para muffins/cupcakes ou até forminhas maiores de empadinha. Há dois caminhos: untar e enfarinhar as formas ou usar forminhas de papel forneáveis dentro dos canecos. Eu prefiro as de papel pela praticidade. Encha 2/3 da capacidade das formas com a massa, polvilhe com parmesão e leve para assar em forno, previamente aquecido, a 180 graus, por 20 minutos ou até dourar.
***Buttermilk ou leitelho é o soro que sobra do processo de fabricação da manteiga ou o resultado da adição de uma cultura de bactérias ao leite magro industrializado. Mais comum nos Estados Unidos, o ingrediente (menos calórico/gorduroso e de fácil digestão) deixa receitas de pães e bolos mais leves e fofas. O buttermilk pronto não é algo que se encontre facilmente no Brasil, mas podemos fabricá-lo em casa de maneira bem simples. Em uma xícara medidora, coloque uma colher de sopa de suco de limão tahiti coado ou vinagre, complete com leite integral e deixe descansar por 10 minutos. Pronto. Seu buttermilk estará no ponto para usar. Vá dobrando ou adequando o preparo de acordo com as necessidades da receita.
Postado por
Casa de Casado
às
18:04
2
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
ervas,
muffin,
parmesão,
salgado
11 de janeiro de 2013
Pão Caseiro
Pão caseiro é sempre uma opção bacana para lanches e cafés. Eu gosto muito de pão, mas quase sempre escolho os bolos, talvez pelo amor, mas também pela praticidade. Uma receita em especial me ganhou, o pão caseiro da Palmirinha. Ingredientes simples, um jeito fácil e muito rápido de preparar. Aprendi a receita no programa da culinarista no canal Bem Simples e já fiz duas vezes. Marido e família aprovaram o pão e meu pai já até deu ideia de incluir um recheio de linguiça da próxima vez. O pão é bem neutro. Dá pra comer com frios, geleias, com a tradicional manteiga e até puro com café. Um coringão na cozinha.
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de leite
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 tabletes de fermento para pão fresco ou 1 envelope de fermento seco
Modo de Preparo:
No copo do liquidificador, coloque o leite morno, os ovos, o óleo e o fermento. Bata até obter uma mistura homogênea. Adicione o sal e o açúcar e volte a bater. Despeje a mistura em um bowl e acrescente a farinha. Mexa até que a massa fique lisa e com bolhas. Tome cuidado para não misturar demais para evitar que o pão fique duro. Coloque a massa em uma forma para pão untada e enfarinhada e espere dobrar de tamanho. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 20 minutos ou até dourar.
O pão tem bom crescimento. Recomendo uma forma média ou grande para acomodar a massa.
Dica da Casa: no calor, a massa dobra de volume com enorme facilidade. No frio, o processo é mais demorado, mas há uma dica do tempo da vovó para facilitar a fermentação. Ligue o forno por 2 ou 3 minutos. Desligue. Embrulhe a forma com uma toalha de mesa ou pano de prato. Leve ao forno desligado e deixe descansado até obter o resultado esperado. Depois é só tirar a toalha, acender o forno e assar o pão.
Postado por
Casa de Casado
às
23:27
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
café,
lanche,
Palmirinha,
pão
9 de janeiro de 2013
Spaghetti ao limone
O marido simplesmente adora massa. Não precisa de acompanhamento nenhum, só o macarrão já é o suficiente pra ele. Eu sempre peço uma carne para compor o prato, mas já estou me acostumando com a ideia de comer apenas a massa e o molho. E gostando. Num dia de preguiça tão peculiar o spaghetti ao limone caiu muito bem. Limão siciliano dando sopa na fruteira e a alegria foi geral. A receita veio do Panelinha, um dos meus sites preferidos de culinária, da chef Rita Lobo, e já se tornou uma de nossas favoritas. Leve, fresco e delicioso. Nem senti falta da carne, acreditem.
Ingredientes:
- 1/2 pacote ou 250gr de spaghetti
- suco de 1 limão (usei o siciliano)
- raspas de 1 limão
- 100 ml de creme de leite fresco
- 100 ml de azeite extra virgem
- 150 gr de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto
- manjericão a gosto
Lave bem o manjericão em água corrente, seque com a ajuda de um papel toalha e pique grosseiramente.
Em uma panela, coloque 2 litros de água, 1 colher de sopa de sal e leve ao fogo alto até ferver. Coloque o macarrão e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. A massa deve ficar al dente.
Molho:
Em um bowl grande, onde o macarrão poderá ser servido, coloque o azeite, o suco de limão e o parmesão ralado. Misture bem até obter um creme homogêneo. Junte o creme de leite fresco. Tempere com sal e pimenta. Escorra o macarrão e despeje no bowl com o molho. Mexa bem para que a massa fique envolvida pelo sabor dos ingredientes. Acrescente as raspas de limão e o manjericão. Misture devagar. Decore com folhinhas de manjericão. Sirva imediatamente.
Postado por
Casa de Casado
às
23:13
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
limão,
manjericão,
massa,
parmesão
Assinar:
Postagens (Atom)