27 de julho de 2011

Bolo Nega Maluca

Nega Maluca
Faz algum tempo que não passamos por aqui. As férias estão próximas e não pensamos em outra coisa que não seja a reforma da cozinha. Ideias, medidas, orçamentos, prazos. Temos muito para conversar por aqui sobre a tão desejada reforma e também sobre as comidinhas que preparamos nos últimos dias. Pra variar, o papo de hoje será sobre (adivinha?) bolo. Quando a rotina fica pesada e cansativa, meus pensamentos gritam: comida reconfortante, comida reconfortante. Há dias estava querendo fazer um bolo de chocolate, um desejo quase infantil de alegria. Semana passada fiquei surpresa quando a cozinheira do programa de culinária que estava assistindo anunciou a receita do dia: o dito cujo doce era o prato da vez. Corri para a cozinha (alguma dúvida?). O bolo nega maluca é um dos quitutes mais reconfortantes que conheço. Ele faz parte de nossas primeiras memórias, ainda na casa da família, em tardes preguiçosas de férias. Além de delicioso é um bolo absolutamente fácil de preparar. Não precisa de batedeira, nem liquidificador, nada. Basta vontade e desejo de bolo a gente sempre tem.

Brigadeiro e granulado belga ao leite
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de água quente

Alto e fofo
Modo de Fazer:
A primeira coisa a fazer é acender o forno para aquecer e deixar o seu bolo alto e bonito. Em uma tigela, misture os ingredientes secos, menos o fermento. Adicione os ovos, o óleo e mexa novamente. Despeje a água quente e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Por último, adicione o fermento e mexa delicadamente. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180 graus) por 35 a 40 minutos.

Preparo manual, bem simples
Cobertura:
Para ser completo, o bolo nega maluca precisa de uma cobertura (bem melada) de brigadeiro e, para finalizar, uma chuva de granulado. Eu costumo preparar o brigadeiro mais simples que existe, de Nescau. Um doce fácil e que agrada todos os paladares.

Cobertura farta
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de Nescau
- 1 colher de sopa de manteiga

Bolo reconfortante de chocolate
Modo de Fazer:
Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo (sempre mínimo) mexendo até que a mistura comece a soltar do fundo da panela. Não deixe pegar muito ponto. Tire o doce do fogo ainda mole e despeje imediatamente sobre o bolo. Pra fechar, bastante granulado. Eu não tinha o granulado tradicional, por isso usei o belga. Não hesite em usar o confeito simples, quanto mais o bolo lembrar a sua infância, melhor ele será.

11 comentários:

  1. Esse é o meu bolo! Faço desde criança!!!! É muuuuuito gostoso e simples!!!!!! Ótima dica, Jan!
    Beijokas, saudades!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. IRMA VOU TE MATAR TO COM AGUA NA BOCA!

    ResponderExcluir
  3. Oi Van, é a mesma receita? Eu também faço esse bolo há anos, mas você sabe que sou uma pessoa de fases, cada dia um doce favorito, hahaha. Saudades também.

    Claudia, minha filha, olha que receita fácil. Pegue uma tigela, os ingredientes e mostre ao mundo como você é talentosa na cozinha, hahaha.

    Beijos, meus amores.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Janaina!
    Achei seu blog procurando por brigadeiro de chocolate meio amargo! Adorei!
    Um beijão,
    Boa semana
    Silvia
    http://athenaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Obrigada pela visita. Que bom que gostou do blog. Volte sempre.

    beijo

    ResponderExcluir
  6. amei uma delicia essa receita

    ResponderExcluir
  7. UHU CONSEGUI FAZER ESTA MUITO BOMMM

    ResponderExcluir
  8. Nossa, 1h da manhã, eu procurando receita de brigadeiro meio amargo e encontro esse blog com receitas maravilhosas!!!! estou me segurando pra não sair correndo e fazer o segundo brigadeiro da semana! Vou tomar um iogurte pra dormir, mas amanhã esse bolo da tia Marilza não escapa. Acho que vou sonhar com chocolate!!! kkkkk Obrigada por compartilhar esses prazeres maravilhosos!!! Camila

    ResponderExcluir
  9. Receita "furada" o bolo não cresce!!

    ResponderExcluir
  10. Ola, queria agradecer pela receita, foi o primeiro bolo perfeito que consegui fazer. Ficou fofinho e cresceu, o que ajudou muito foi os detalhes da receita que geralmente não colocam em outros sites. Unica coisa que mudei foi a cobertura, fiz uma durinha que aprendi com minha mãe. São 2 colheres de margarina, 4 colheres de leite, 8 colheres de açúcar e 8 colheres de nescau. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Estou passando para registrar a minha alegria ao aprender a fazer essa delícia de bolo... Muito obrigada pelas dicas, o bolo cresceu e ficou bem fofinho... Minha família adorou!!! Valeu!!!

    ResponderExcluir