1 de agosto de 2012

Pavê de Nutella


Uma sobremesa simples e deliciosa. Nunca fui tão fã de Nutella. Na realidade, eu nem conhecia o famoso creme de avelã. Na minha infância o grande barato era comer io-iô cream. Comi o pavê de Nutella pela primeira vez na casa dos pais do Marcos. Foi aí que eu conheci o creme que todo mundo tanto ama e, desde então, ele passou a frequentar a nossa mesa também. O preparo é relativamente simples. E o melhor, bem rápido. A receita para os "nutella-maníacos".


Primeiro passo - Creme Branco

Ingredientes:
- 3 gemas peneiradas
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de baunilha

Modo de Fazer:

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouquinho), a baunilha e as gemas. Dissolva o amido de milho no leite reservado. Eu costumo levar os primeiros ingredientes para o fogo baixo e misturar até ficar bem homogêneo. Na sequência, adiciono o leite com amido no preparo para engrossar. O creme branco é muito delicado e exige paciência e cuidado. Fogo sempre baixo e nunca parar de mexer (muito e sempre) são dois segredos para ter um creme bem lisinho. Creme branco "empelotado" não fica bonito, nem bom. Lembre-se disso na hora da pressa.


Segundo passo - Creme de Nutella

Ingredientes:
- 1 copo de Nutella de 180 gramas
- 1 caixa de creme de leite

Modo de Fazer:

Coloque a Nutella em um bowl e ponha sobre uma panela com pouca água para derreter, em fogo baixo. O ideal é encaixar o bowl na panela e não colocá-lo em contato com a água. Quando formar um creme bem liso, junte o creme de leite e misture bem.


Terceiro passo - Montagem

Para a montagem: 1 refratário médio, 1 pacote de bolacha maizena e leite.

Comece fazendo uma camada de creme branco. Molhe as bolachas no leite e coloque sobre o creme. Faça mais uma camada de creme e outra de bolachas. Espalhe o restante de creme branco. Finalize com o creme de Nutella. Decore com granulado, raspas de chocolate ou avelãs.

6 comentários:

  1. Oi Janaina, pavê aprovadíssimo.
    Mudei um pouquinho a rceita pq não tinha bolcha maisena, fiz com bolacha champagne e molhei a bolacha no leite com umas gotinhas de baunilha e ficou ótimo também.
    obrigada pela dica
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila,

      Bom que gostou. A bolacha champagne é ótima opção para pavês. Eu adoro.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Divino o seu pavê. Todos aqui amam. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosoooo, obrigada pela receita !!!

    ResponderExcluir
  4. Bow significa vasilha Cambrinquedos

    ResponderExcluir