6 de outubro de 2013

Bolo de chocolate saudável


Foram meses de ausência. Um período de transformações, principalmente na nossa alimentação. A  decisão pela reeducação alimentar não é fácil quando temos enorme prazer em cozinhar e comer. Exige disciplina e sobretudo criatividade para comer corretamente sem abandonar algumas pequenas alegrias. Foi o melhor caminho. Sem radicalizar. Podemos comer de tudo, mas com moderação. Até um doce pra não deixar a rotina tão sem graça. Fizemos muitos testes na cozinha. Uns desastrosos. Já outros acabaram se mostrando gratas surpresas. Não é assim tão simples trocar os brancos por integrais e incluir açúcares mais saudáveis na dieta sem prejudicar o sabor das preparações. Muitos quilos indesejáveis já se foram e ganhamos um cardápio mais variado e interessante, que vamos dividir aqui com vocês. Vou começar compartilhando um teste que me deixou muito feliz. Um bolo de chocolate (minha paixão!) sem glúten e sem lactose. Uma tentativa despretensiosa de alegrar as lombrigas sem sair da rotina.

Ingredientes:
- 5 ovos
- 1/2 xícara de chá de óleo de canola (milho ou girassol)
- 5 colheres de sopa de chocolate em pó (usei o do padre de 50%)
- 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 4 colheres de sopa de fécula de batata
- 100 gramas de coco ralado 
- 1 colher de sopa de fermento em pó



Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos e terminando pelo fermento. Bata até obter uma massa homogênea e cremosa. Despeje a mistura em uma forma média de bolo inglês untada e enfarinhada (use a fécula para preparar a forma). Leve para assar em forno já aquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos. 

O resultado é um bolo muito fofo, úmido e cheio de sabor de chocolate. O coco substitui a farinha e a fécula deixa a massa um pouquinho mais consistente sem pesar. Quem gostar de sabores ainda mais marcantes pode trocar o chocolate em pó por cacau 100%. Outra substituição possível é adicionar açúcar demerara no lugar do mascavo. E você pode ainda trocar a fécula de batata por amido de milho. E viva as possibilidades!!! Prove e depois me conte. 

Dica: o bolo é muito leve e pode murchar um pouco caso você tire do forno imediatamente após ficar pronto. É apenas uma questão estética. Você pode desligar o forno e deixar a porta um pouco aberta por alguns minutos antes de tirá-lo. 



2 comentários:

  1. Esse bolo ainda não fiz, meu filho não come coco! Mas acho que posso fazer sem esse ingrediente, será que altera a textura do bolo?

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo ainda não fiz, meu filho não come coco! Mas acho que posso fazer sem esse ingrediente, será que altera a textura do bolo?

    ResponderExcluir