4 de junho de 2011

Cupcakes para celebrar a vó Luiza

Cupcakes para o niver da vó Luiza
Na última semana, nossa querida vó Luiza fez aniversário. A comemoração foi um jantar em família. Minha mãe ficou responsável pelo cardápio salgado (lombo assado, arroz, farofa e maionese de legumes)
e eu fiz os doces. É no mínimo muito engraçado pensar em uma neta fazendo o bolo e os brigadeiros de aniversário para a avó, mas tenho de dizer que senti imenso prazer em poder retribuir os diversos brigadeiros que D. Luiza já fez durante meus 30 anos de vida. Já virou tradição. Nas festas familiares sempre preparo algum doce e me sinto muito bem sendo a responsável pela doçura das celebrações. Minha avó é doceira de longa data e tem paladar apurado, adora um bolo branco, tradicional e bem confeitado, mas também gosta dos modernos cupcakes, o bolinho que ela acha encantador pela delicadeza e alegria da decoração.

Parabéns com brigadeiros e cupcakes.
Pensei em unir o útil ao agradável e transformei um bolo mármore, mesclado, em cupcakes. A cobertura foi uma ganache de chocolate e o enfeite um lindo morango que deixou o bolinho delicado e bem fresco. Para completar, brigadeiros de chocolate belga, ovomaltine, maracujá, paçoca e doce de leite com coco queimado.

Morango e chocolate
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 e ½ xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 100 gramas de manteiga
- 1 pitada de sal 
2 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser achocolatado)
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de fermento

Cupcake mármore
Modo de fazer
Na batedeira, misture a manteiga, o açúcar e as gemas e bata até formar um creme esbranquiçado. Acrescente o sal, o leite e a farinha, diminua a velocidade e bata mais um pouco. Por último, adicione o fermento e as claras em neve misture delicadamente com a ajuda de um fouet ou pão duro. Divida a massa em duas partes e, em uma delas, adicione o chocolate em pó.
Para um bolo comum, despeje a massa branca em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada e, por cima, adicione a massa de chocolate. Para obter um desenho bonito, você pode fazer um ziguezague na massa com o auxílio de um garfo. Asse em forno médio por 30 ou 40 minutos.
Para transformar em cupcake, repita o procedimento em forminhas de papel e leve para assar em forno médio por 20 ou 30 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário