9 de fevereiro de 2012

O delicioso ritual do chá


Quando penso em chá, imagino uma mesa bem posta, com louça bonita e pratos recheados de quitutes. Um bolo alto, fofo e úmido, pães, torradas e geleias fazem parte do meu chá da tarde ideal, como bem sabem os ingleses. Desde cedo, as meninas com seus laços e vestidos rodados brincam de tomar chá com as bonecas, de preparar a mesa para o imaginário ritual festivo. Comigo não foi diferente. Na minha época era exatamente assim. Eu tinha coleções de bules, xícaras e louças de brinquedo e, desde que vi o desenho "Alice no País das Maravilhas" pela primeira vez, sonho com aquela belíssima mesa de delícias. Viver no mundo da fantasia e tomar chá, acompanhada de um chapeleiro maluco e um coelho atrapalhado, deve ser bem divertido.


No meu mundo adulto descobri um lugar não tão lúdico, mas muito agradável para o chá da tarde. A Talchá é uma marca brasileira de chás gourmet, com um menu que inclui blends exclusivos, sabores clássicos e inovadores. O ambiente se divide entre uma estante onde ficam as latas com ervas/infusões e acessórios (xícaras, bules, infusores), ótimos para compor um presente e um espaço para mesas e cadeiras. No último aniversário da minha avó, montei um kit incrível com ervas, uma xícara do tipo oriental e um infusor em formato de coração, um mimo para os olhos e a alma, já que a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde. Você pode sentir todos os aromas e eleger o seu chá preferido com a ajuda atenciosa dos vendedores. Para levar pra casa, as ervas/infusões são vendidas por peso.


Quando chegamos à loja, fomos recebidos com um copinho para degustação do chá do dia. Nos sentamos e escolhemos um digno lanche da tarde, um combinado que inclui pães de queijo de mandioquinha, um trio encantador de mini bolinhos (chocolate, fubá com erva-doce e aipim com coco) e um bule de chá. Que escolha maravilhosa! O pão de queijo é leve e muito gostoso. Os bolinhos me deixaram muito feliz, uma grata e caprichada surpresa. E olha que sou chata pra bolo. Eles são pequeninos, delicados, cheirosos, úmidos e deliciosos. O meu favorito (difícil, hein) é o de aipim, com um sabor bem pronunciado de coco. A loja ainda tem quitutes salgados, saladas, o bolo do dia e refrescos.


Há diversas opções de chás, que podem ser servidos quentes ou gelados, dependendo do seu gosto e da temperatura ambiente. Já tenho alguns eleitos para indicar. O Harmonia é uma combinação dos chás verde e branco, com aroma de morango, maracujá e abacaxi. Conhecido como chá dos anjos, o danadinho me deu um sono gostoso e me proporcionou uma noite inteira bem dormida. O Rosé é um blend de frutas cítricas e ervas. A bebida tem uma cor linda que lembra um refrescante vinho rosado. É ótima gelada e o melhor, não tem um pingo de cafeína. Para me ajudar nas noites de sono tranquilo, trouxe para casa 50 gramas do Herbal Sereno, uma combinação de camomila, roibos e menta, também sem cafeína.

Eu recomendo o passeio para quem mora em São Paulo.
A Talchá fica no Shopping Pátio Higienópolis - Piso Pacaembu.
A casa oferece os chás e os acessórios também pela internet - http://www.talcha.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário