22 de fevereiro de 2012

Quiche de queijo


A melhor referência que tenho de quiche é a do bistrô La Tartine, em São Paulo. O cardápio oferece opções variadas desta torta salgada aberta, mas eu nunca consigo pedir outra que não seja a de queijo de cabra (suave e delicada). Já tentei fazer o quitute algumas vezes, mas ainda não tinha encontrado a receita ideal. Vasculhando livros, revistas e sites de comida, resolvi adaptar uma receita para a forma de quiche que morava na cozinha ainda sem uso. Este tipo de torta é muito versátil e pode ser servida durante uma festinha em casa, na entrada do jantar ou até mesmo como a refeição da noite, acompanhada de uma salada verde com o molho de sua preferência. Excelente para substituir dois clássicos: torta de liquidificador e empadão.


Ingredientes:

Massa
- 200 gr de manteiga sem sal gelada
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de iogurte
- 1/2 colher de chá de sal

Recheio
- 4 ovos
- 1/2 xícara de iogurte
- 1 xícara de leite
- 1 1/2 xícara de queijo (mussarela, tipo reino, emmental, de cabra, gruyère, branco)
- 100 gr de parmesão ralado (ou meia-cura)
- sal
- pimenta do reino


Modo de Fazer:

Misture (com a ajuda de um processador ou com as mãos) a manteiga com a farinha até obter uma farofa grossa. Adicione o ovo, o iogurte e sal e volte a misturar até que a massa fique homogênea. Embale em filme plástico e leve à geladeira para descansar por 1 hora.

Em uma tigela, misture os ovos o iogurte e o leite com a ajuda de um fouet. Tempere com sal e pimenta.


Montagem

Abra a massa em uma forma refratária ou desmontável de 25 cm de diâmetro. Espalhe a mussarela picada ou outro queijo de sua escolha sobre a massa. Despeje a mistura de ovos sobre o queijo e finalize com o parmesão fresco ralado ou queijo meia cura para dar um efeito gratinado bonito e saboroso. Eu tinha manjericão fresquinho em casa e coloquei algumas folhinhas por cima, além de acrescentar cubinhos de tomate com casca e sem semente. E ganhei uma quiche caprese numa livre adaptação.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 50 minutos ou até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário