16 de março de 2012

Muffin de Nutella


Conheci a Nutella depois de adulta. Na minha infância, o vício era Io-Io Cream. Comecei com pequenos potinhos, que levava para comer no lanche da escola. Na adolescência, já havia potes grandes, pra comer de colherada e dividir com alguém. Minha cúmplice era minha irmã. Cláudia também é louca por Io-Io Cream. Toda semana comprávamos nosso pote e comíamos juntas nas tardes de Dirty Dancing em frente à TV. Terminada a sessão da tarde, colocávamos nosso potinho vazio em uma sacola de lixo, que seria cuidadosamente levada ao depósito do prédio para não deixar pistas da gulodice. Afinal, nossa mãe nunca foi a favor desse consumo de docinhos durante nossas tardes livres. Já namorava com o Marcos quando comi Nutella pela primeira vez em um pavê feito pela mãe dele. Era um sabor mais adulto, bem mais pronunciado do que meu inocente Io-Io Cream, mas gostei. E, aqui entre nós, a nutella é bem melhor para a culinária, mais encorpada, além de ter um sabor de avelã mais característico.

Eu precisava muito fazer uma sobremesa ontem e logo pensei em uma mousse poderosa de chocolate, mas precisava de medidas exatas e a bateria da minha balança de cozinha me deixou na mão. Tinha um pote de Nutella no armário. Pensei em um bolinho rápido, com umas colheradas do creme de avelã pra ficar mais saboroso. Ganhamos um muffin de Nutella, que serve para a sobremesa, mas fica maravilhoso com uma boa xícara de café. Atenção, essa é uma massa bem amanteigada, com bastante sabor.


Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 100 gr de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de leite em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- Nutella a gosto (cerca de 200 gr)

Modo de Fazer:
Junte a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato em um bowl e misture bem. Em outro recipiente, coloque a manteiga, os ovos, o leite e a baunilha e mexa rapidamente, com a ajuda de um fouet, apenas para agregar os ingredientes. Junte os líquidos aos secos e misture delicadamente até obter uma mistura homogênea e bem fofa.


Você vai precisar de forminhas de papel forneáveis. Se tiver a forma própria para cupcake, com 12 canecos, ótimo. Caso contrário, use formas de empadinha, de mini bolinhos ou de silicone, o que tiver em casa para dar sustentação às forminhas de papel, para que não abram dentro do forno.

Acomode as forminhas de papel e coloque massa até a metade delas. Arremate com uma colher de chá bem cheia de Nutella.

Você pode misturar a Nutella à massa, com a ajuda de palitos de dente, para obter um resultado marmorizado ou simplesmente colocar a nutella por cima da massa. Ela vai se acomodar no meio do bolinho e você terá o efeito de um recheio.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que os bolinhos fiquem dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário