24 de julho de 2012

Bolo de Limão


Bolo assando é sempre motivo de alegria nesta casa. O bolo de hoje é resultado de duas coisas que eu adoro fazer - visitar blogs de culinária e assistir a programas de gastronomia na TV. Quinta-feira é meu dia da semana favorito. Seria capaz de passar horas na frente da televisão vendo Jamie Oliver, Nigella, Olivier, Claude Troisgros e Rita Lobo no GNT. A melhor maneira de aprender a cozinhar é observar, prestar atenção nas dicas de especialistas no assunto. Nada mais bacana do que compartilhar experiências na cozinha. O bolo de limão é uma receita da Rita Lobo, apresentadora do Cozinha Prática e dona do blog Panelinha, duas ótimas fontes de consulta. Um bolinho branco fofo, que ganha personalidade com as raspas e o glacê de limão. Excelente pedida para o café da manhã ou chá da tarde.

Ingredientes:
- 4 ovos
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 200 gr de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- raspas de 2 limões


Modo de Fazer:

Preaqueça o forno a 180 graus. Passe a farinha, o sal e o fermento pela peneira. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até obter um creme fofo. Importante: a manteiga deve estar em temperatura ambiente, parecendo uma pomada, para facilitar o preparo. Adicione o açúcar e torne a bater para misturar. Coloque os ovos um a um e bata para incorporar. Diminua a velocidade da batedeira e coloque os ingredientes peneirados alternando com o leite. Não se assuste se o bolo ficar com uma aparência talhada, pode acontecer. Isso se resolve no forno (a manteiga vai derreter por completo e o bolo ficará lindo depois de assado). Por último, coloque as raspas de limão e apenas misture com a ajuda de uma colher. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e leve para assar por cerca de 45/50 minutos. Espere esfriar para desenformar sem quebrar.

Rendimento: uma forma de buraco grande ou duas formas de bolo inglês.

Glacê de limão:

- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de sopa de suco de limão peneirado

Em uma tigela, coloque o açúcar, passando pela peneira, pra ficar bem soltinho. Adicione o suco de limão e mexa bem até obter um creme branquinho. Espalhe rapidamente sobre o bolo porque o glacê vai endurecer e se transformar em uma casquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário