14 de julho de 2012

Risoto Parmegiana e Lombo Folhado



Estou bem atrasada, mas hoje finalmente sai a postagem do jantar do Dia dos Namorados. Como já disse, depois de tanto esperar em filas de restaurantes, criamos o hábito de comemorar o 12 de junho em casa. Geralmente, o marido faz o salgado e eu, a sobremesa do jantar. O doce escolhido foi um brownie de chocolate, sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. O marido preparou um risoto acompanhado de lombo, que eu adoro. Aprendi o que era risoto de verdade, feito com arroz arbório, depois que me mudei para São Paulo. Na infância, comia uma espécie de arroz de forno com um refogado de frango, que imaginava ser o prato italiano. Marcos já experimentou várias receitas até chegar no ponto certo, na cremosidade que eu aprendi a apreciar. O gosto pelo risoto verdadeiro eu devo ao marido. O acompanhamento, o lombo, ficou muito mais interessante com uma cobertura de massa folhada, dourada e crocante. Para completar a celebração escolhemos uma Cava, o espumante espanhol.


Risoto Parmegiana

Ingredientes:
- 1 xícara de arroz arbório
- 2 litros de caldo de carne ou legumes (caseiro ou industrializado)
- 1 cebola média
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 taça de vinho branco seco
- 150 gramas de queijo parmesão ralado (fresco)
- 50 gramas de manteiga

Modo de Fazer:

Numa panela larga, coloque o azeite e doure a cebola. Adicione o arroz (sem lavar) e refogue bem. Coloque o vinho e continue mexendo. Quando secar o vinho, adicione o caldo escolhido, aos poucos (concha por concha), sempre que secar, e não pare de misturar, até cozinhar o arroz (em fogo médio para baixo). Assim que o arroz estiver pronto, coloque mais uma concha de caldo e deixe secar bem. Adicione a manteiga gelada e o queijo ralado e mexa vigorosamente. Sirva bem quentinho. 

Dica da Casa: se sobrar risoto, guarde uma concha de caldo e, no dia seguinte, coloque o risoto com o caldo e uma colher de manteiga em uma panela e esquente o preparo em fogo médio, mexendo sempre até ficar cremoso. Funciona bem.


Lombo Folhado

Ingredientes:
- 1 kg de lombo
- 1 pacote de massa folhada (comprada pronta e crua)
- 1 gema de ovo

Sobre o tempero: o lombo já pode ser comprado temperado, como foi o caso do nosso, mas se preferir você pode preparar seu próprio tempero. Um dia antes, coloque a carne de porco em uma assadeira com 1 cebola cortada grosseiramente, 2 dentes de alho, azeite, suco de limão, sal e pimenta à gosto. Esfregue bem o tempero no lombo e deixe dormir na geladeira, fechado com um papel alumínio. 


Modo de Preparo:

Asse o lombo, em temperatura média, por 1 hora e deixe esfriar completamente. 

Abra a massa folhada sobre uma bancada, com tamanho suficiente para envolver o lombo como um rocambole. Feche as laterais como um presente. Pincele com uma gema de ovo batida. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Coloque em um refratário untado com óleo, azeite ou manteiga e leve ao forno até dourar (15/20 minutos). Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de cortar para não esfarelar a massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário