14 de outubro de 2012

Mosaico de gelatina


Minha primeira memória desse doce de gelatina vem da infância, na casa da madrinha da minha mãe. Dona Henriqueta sempre tinha um quitute em casa para receber as visitas. Lembro bem dos potes de biscoito espalhados pela bancada da cozinha para quem quisesse comer. Acho de uma gentileza ter um mimo para oferecer aos convidados, coisa de gente antiga que eu faço questão de copiar. Eu era muito criança, mas a sobremesa ficou na minha cabeça. Talvez pelo aspecto colorido, bonito de se ver. Talvez pelo jeito acolhedor daquela mulher alta, bonita, forte. Engraçado que não me lembro do mosaico de gelatina na mesa de casa. Talvez minha mãe tenha feito algumas vezes, mas não tenho recordação alguma. Lá em casa sempre tem gelatina na geladeira. Até hoje. Com creme de leite, com maçã e ao natural. O mosaico de gelatina não é um doce difícil, mas exige paciência - pra fazer e para esperar ficar pronto. É uma coisa assim meio anos 70/80, mas faz um sucesso incrível.


Ingredientes:
- 1 caixinha de gelatina sabor morango
- 1 caixinha de gelatina sabor abacaxi
- 1 caixinha de gelatina sabor limão
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 envelope de gelatina sem sabor

***você pode escolher os sabores de gelatina que tiver em casa ou gostar mais. O importante é variar.

Modo de Fazer:

Prepare as gelatinas separadamente de acordo com as instruções da embalagem e leve para gelar, por pelo menos 2 horas ou até ficar firme. Eu coloco em recipientes retangulares para facilitar o corte. É um bom truque. Você pode usar potes plásticos ou formas. Depois de prontas, corte as gelatinas em quadradinhos e reserve. No liquidificador, bata o de leite condensado, o creme de leite e uma gelatina sem sabor hidratada (siga as instruções da embalagem). Em uma forma de buraco no meio (molhada ou untada com óleo), disponha os quadradinhos de gelatina e cubra com o creme. Leve para a geladeira até firmar (duas ou três horas). Desenforme e sirva.  

3 comentários:

  1. Lembro-me que quando visitava a segunda esposa do meu avô, Dona Ana ela sempre recebia a mim e aos meus irmãos com gelatina mosaico... eu adorava!! Quando vi a imagem publicada no Face fiquei paralisado e tomado pela lembrança da minha infância. Doce lembrança, 1984.Hoje, 16.10 comprei os ingredientes segui a sua receita e estou na fase final esperando as 3horas de geladeira para enfim, deliciar-me.Hummm!!Será que acertei fazer, veremos...depois apareco aqui para contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson, que lembrança mais bacana. Adoramos histórias que se passam ao redor da mesa, recordações da infância, a comida que reúne a família. Bom demais. Depois nos conte como ficou a gelatina.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Adorei aprender a fazer o doce da minha infância com a "Casa de Casado"; O primeiro que tentei fazer não deu certo por falta de atenção no que diz a receita. Na hora de preparar o leite condensado com o creme de leite eu abri o saquinho de gelatina "sem sabor" e sem diluir em água fria e depois levar ao fogo, joguei no liquidificador e bati tudo e depois joguei na forma com os tijolinhos de gelatina e depois 8 horas ainda estava mole. Fui buscar o erro e resolvi fazer outra sem errar...Deu certo!Ficou linda e deliciosa e postei uma foto no Face para deixar os amigos com água na boca! hehehe! Obrigado!

      Excluir