18 de outubro de 2012

Nhoque de ricota


Estamos seguindo firmes e fortes no planejamento de comer em casa todos os dias da semana. Pratos variados ganharam a mesa desde segunda-feira. Começamos com uma receita gostosa e bem versátil. Navegando pela internet, encontrei uma sugestão de nhoque de ricota. Se não me engano, a receita estava no site da revista Casa e Jardim. O ingrediente principal já estava na geladeira. Resolvi inovar e improvisar. Ajustei as medidas, adicionei um temperinho novo e nasceu um prato que já está entre os preferidos da casa. O nhoque de ricota pode ser servido como sua imaginação quiser. Com um azeite aromatizado, como sugeriu a revista. Com molho de tomate. E acompanhado de um molho branco, especialidade do marido. Os tons branquinhos com o dourado do queijo gratinado ficaram irresistíveis. Boa pedida para os mais comedidos e para os gourmets de plantão.

Ingredientes:
- 300 gr de ricota
- 2 ovos
- 70 gr de queijo parmesão ralado
- 5 ou 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de orégano
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Em um bowl, amasse a ricota com a ajuda de um garfo. Adicione o parmesão ralado e os ovos. Misture. Tempere com sal, pimenta e orégano. Vá colocando a farinha e mexendo até dar liga. Geralmente, 5 ou 6 colheres de sopa são suficientes. Faça bolinhas e deixe descansar por 20 minutos na geladeira para firmar.

Em água fervente com um fio de azeite e uma folha de louro, coloque as bolinhas aos poucos para cozinhar. Quando o nhoque subir com a fervura, retire com a ajuda de uma escumadeira. Coloque em um refratário, cubra com o molho e salpique com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.


Molho Branco

Ingredientes:
- 1 colher de manteiga sem sal
- 1 colher de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- sal, pimenta e noz moscada a gosto
- 100 gr. de parmesão ou mussarela ralada

Modo de Fazer:
Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a farinha e mexa cuidadosamente até cozinhar. Num primeiro momento, ela pode formar alguns grumos, por isso é importante misturar. Adicionar o leite de uma vez só e não pare de mexer, para não empelotar, até o molho engrossar. Adicione o sal, a pimenta a gosto e um toque de noz moscada. Coloque o queijo e desligue o fogo.

Se quiser o molho mais grosso, diminua a quantidade de leite, se quiser mais líquido, aumente a quantidade de leite.

Dica da Casa: um pedacinho de queijo gorgonzola deixa o molho com mais corpo e sabor.

A receita serve 4 pessoas.

2 comentários:

  1. o blog ta bom demais em,eu vou até recomenda para todos meus amigos pq é muito bom,da até gosto de ver,como estou recomendando o www.rastreamentodecelular.org que estou usando na minha empresa de detetive que é muito bom tambem,nossa parabéns,to acompanhando teu blog,e vou recomendar,abraços

    ResponderExcluir
  2. Opa,boa tarde,Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir