15 de janeiro de 2013

Batata Rústica


Eu sou a rainha dos acompanhamentos. Não existe boa comida caseira sem batata. Marcos sempre me diz que eu pareço meu pai - não vive sem uma batatinha pra dar aquela graça no tradicional arroz com feijão. Não me importa se tem salada, carne, farofa. Não me tirem esse prazer. Desde criança a gente carrega a paixão pela batata frita, mas ao longo da vida conhecemos outras maneiras de preparar essa delícia. Não sei exatamente onde vi ou como aprendi a preparar a batata rústica. A verdade é que se tornou um vício por aqui e nas casas por onde passo. Adoro divulgar guloseimas. Uma alternativa à fritura, a batata rústica vai bem como acompanhamento, entrada e até petisco. Fica deliciosa com carne vermelha, frango e até peixe. E com hambúrguer é de comer rezando. Resista se puder!


Ingredientes:
- 3 batatas grandes
- 4 colheres de sopa de azeite
- 3 ramos de alecrim (fresco é sempre melhor, mas pode ser seco também)
- sal grosso ou flor de sal a gosto
- pimenta do reino a gosto


Modo de Fazer:

Você pode fazer com ou sem casca. Eu prefiro a segunda opção. Descasque, lave bem, seque com a ajuda de papel toalha e corte as batatas em gomos. Quanto mais gordinhos, melhor. Por aqui, fazemos em 4 gomos. Ela fica macia por dentro e crocante por fora. Coloque as batatas em uma forma, de preferência antiaderente, regue com azeite, tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com as folhinhas de alecrim. Leve ao forno, previamente aquecido a 180 graus, por 40/50 minutos ou até dourar. Vire as batatas no meio do processo. Sirva imediatamente.

Se preferir, coloque dentes de alho inteiro e descascados.

9 comentários:

  1. Pois olha, sempre que tiver essas guloseimas deliciosas, pode compartilhar na certa! To babando só de olhar! Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que gostou. A gente também ama uma guloseima. Bjs

      Excluir
  2. Parece fantástica!! O alecrim deve dar um toque muito especial. Irei tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, o alecrim é o toque da receita, mas pode substituir por outra erva como o orégano. Fica bem bom. Bjs

      Excluir
  3. Oi, Jana! A Re adora essa batata. Vamos tentar fazer.
    Beijos, Thi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thi, nós amamos essa batata e é bem fácil de fazer. Beijos

      Excluir
    2. Faz 3 meses que não encontramos um post novo no do Blog Casa de casado. Leitores pedem atualização. "Assim não dá. Quero ver guloseimas novas aqui. Pode ser até uma receita de gelatina", desabafa Thiago Antonio.

      Vamos atualizar esse blog?! rs.

      Excluir
  4. Fiz também a receita da Batata Rústica, amo as receitas porque você pode fazer sem ser uma expert, sai tudo perfeito. Só tem um porém; como meu filho não gosta do alecrim, substitui pelo orégano e ficou uma maravilha.

    ResponderExcluir
  5. Fiz também a receita da Batata Rústica, amo as receitas porque você pode fazer sem ser uma expert, sai tudo perfeito. Só tem um porém; como meu filho não gosta do alecrim, substitui pelo orégano e ficou uma maravilha.

    ResponderExcluir