27 de janeiro de 2015

Brigadeiro de Ovomaltine



Quem acompanha o blog sabe do meu amor por brigadeiro. Quando criança, comia o quitute feito com achocolatado, mas com o passar dos anos fui descobrindo outros sabores e fazendo testes. Primeiro o chocolate em pó, depois o amargo, o belga e todas as outras possibilidades que surgiram com a onda gourmet, que tomou conta da gastronomia. E, mesmo provando os sabores mais inusitados, ainda prefiro o chocolate como ingrediente principal.

Costumo dizer que brigadeiro é doce que exige amor e paciência no preparo. Sem pressa. Precisa esperar o tempo dele. Mexer com tranquilidade. Em fogo baixo. E, assim, ser arrebatado pelo aroma, pela cor de chocolate, pela textura mudando e pelas bolhas anunciando que o doce está chegando no ponto. Porque doce sem ponto não tem corpo, nem graça. O ponto? Quando desgruda do fundo da panela, como numa dança suave, pra lá e pra cá. A aparência? Cremosa, brilhosa, irresistível.

Um teste que veio pra ficar foi o brigadeiro de ovomaltine. Docinho e reconfortante. Sucesso de público por aqui.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de ovomaltine
- 1 colher de sopa de manteiga extra (tem mais leite e ajuda na cremosidade)
- 2 colheres de sopa de creme de leite (vai ajudar a segurar seu brigadeiro cremoso por mais tempo)

Modo de Fazer:

Ponha todos os ingredientes numa panela. Se ela tiver um fundo mais grosso, tanto melhor; distribui o calor de maneira uniforme a não dá chance para o docinho pegar no fundo. Leve ao fogo baixo e misture devagar até que a massa se desprenda do fundo da panela. Este é o momento exato de desligar. Leva mais ou menos 15 minutos. Ponha o brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar por até 1 hora.


Unte as mãos, faça bolinhas com a ajuda de uma colher de chá, e passe no granulado. Pode ser o granulado de sua preferência, mas se eu pudesse dar uma sugestão, diria que o granulado belga ao leite fica incrível com ovomaltine. Vale o investimento para caprichar na finalização e no sabor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário