15 de junho de 2011

Creme de mandioquinha para espantar o frio

Creme de mandioquinha com carne seca
Os dias estão muito corridos por aqui, trabalho duro, marido cobrindo férias na madrugada e casa para colocar em ordem. Não preciso nem dizer que estou sonhando com as férias. Agosto, onde está você? O final de semana foi de plantão, com um frio danado em São Paulo. E com essa temperatura, só pensamos em comer, não é verdade? Marcos teve a feliz ideia de fazer uma sopinha para esquentar a noite de sábado. Eu nunca gostei de sopa. Na adolescência parecia a Mafalda com seu lema "eu odeio sopa".  Nesta época do ano sempre tinha sopa lá em casa, cheia de legumes, macarrão e carne, em pedaços grandes e suculentos como meu pai gosta. Um prato cheio para o meu bode noturno. Mas, depois que me mudei para São Paulo, aprendi a comer cremes, com legumes cozidos batidinhos no liquidificador. Mais suaves e delicados, acompanham croutons ou queijo ralado (ou os dois?). Foi exatamente o que o marido fez para tentar melhorar meu humor: creme de mandioquinha com carne seca, o meu favorito.


Ingredientes:
- 300 gramas de carne seca dessalgada
- 500 gramas de mandioquinha
- 1/2 cebola picada
- 1/2 litro de caldo de legumes ou carne
- sal
- pimenta
- azeite

Modo de Fazer:

Cozinhe a carne seca, desfie e reserve. Não se esqueça de descartar a primeira água da fervura. Cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia e depois bata no liquidificador com 1/2 xicara da água do cozimento. Em uma panela grande, refogue a cebola em um fio de azeite até murchar e acrescente a carne seca. Frite bem. Adicione o creme de mandioquinha batido e 1/2 litro de caldo de legumes ou carne. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e deixe ferver por 10 minutos ou até engrossar.

Sirva com queijo parmesão ralado e/ou croutons.

2 comentários:

  1. Que delicia. Adoro sopa de mandioquinha desde qdo era criança. Gosto de salpicar bacon frito por cima. Fica booommmmm!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian,

    Sopa de mandioquinha é demais mesmo.
    E o bacon por cima também é boa pedida, crocante.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir