26 de junho de 2011

O bolo de iogurte e a minha paixão por bolos

Bolo de iogurte
Domingo é dia de café demorado, de almoço caprichado, de lanche da tarde, de fechar a noite comendo quitutes, sem culpa. Domingo é dia de comida reconfortante. Domingo pode. Pra começar bem a semana, nada melhor do que um bolo gostoso. Já falei por aqui que meu doce preferido é bolo, porque além de ser lindo e ter sabor de infância, pode ser pro café, pro chá, pra festa, pequeno, grande, simples, recheado, pode ser como a sua vontade quiser.

Uma nuvem fofa
Bolo é sempre motivo de celebração, enfeita a mesa, reúne as pessoas e alegra a alma. Em meus 30 anos, posso me lembrar de vários bolos que deixaram meus dias mais felizes: o nega maluca da minha mãe (a primeira memória), o bolo de chocolate com brigadeiro dos lanches da casa da Andreia, minha amiga de infância, o bolo gelado de coco (hit dos anos 80 e das minhas festinhas na escola), o rocambole prestígio (uma de minhas primeiras experiências culinárias), o bolo de nozes com creme de limão e chantilly dos aniversários do meu pai, o delicioso bolo de chocolate da tia Alcione (de uma fofura), os bolos brancos dos aniversários de minha avó (D. Luiza diz que bolo preto é pra criança, rs), o bolo de fubá dos lanches da tarde, o bem casado do meu casamento (uma loucura), o bolo formigueiro do nosso hotel preferido em Ilhabela (sonho com ele), o bolo mousse misto da doceria mais famosa de Santos (sucesso nos aniversários da mulherada). Socorro, quanto bolo bom.

Simples e saboroso
Durante toda a semana ensaiei fazer um bolo, branquinho, fofinho, pra acompanhar uma xícara de café quentinha. Sonhei com uma fatia bem gordinha para animar meu feriado, mas o cansaço do plantão não me permitiu encarar a cozinha, por mais simples que fosse o preparo. Escolhi o sábado para fazer o meu bolinho já pensando no desjejum do domingo, minha refeição preferida (pra sempre). Escolhi um bolo de iogurte, batido no liquidificador, mais fácil impossível. Ele ficou pronto em pouco mais de 40 minutos. Um floquinho de tanta fofura, uma nuvem de sabor, pra desmanchar na boca. Bolo é sempre muito bom.

Alto e bonito
Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 copo de iogurte (usei integral)
- 1/2 copo de óleo
- 2 copos de farinha de trigo
- 2 copos de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento

* use o copo do iogurte para fazer todas as medidas

Geleia de uva e café acompanham
Modo de Fazer:

A sua primeira tarefa ao fazer um bolo é aquecer o forno, para agilizar o cozimento e deixar o quitute alto e bonito. O preparo do bolo de iogurte é muito simples. Bata todos os ingredientes no liquidificador, comece pelos líquidos, adicione os secos, menos o fermento, e bata o suficiente para misturar a massa. Por último, desligue o liquidificador, coloque o fermento e bata mais uma vez, rapidamente, só para agregar o ingrediente à massa. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno em temperatura média, por cerca de 40 minutos.

Você pode servir com café puro, café com leite, chá, uma fatia simples, com manteiga ou geleia, como foi o nosso caso. Uma colherada generosa de geleia de uva, um vício desta casa.

8 comentários:

  1. Tres horas da tarde, frio.. fominha, gêmeas pulando na barriga e me deparo com esse bolo lindo e pelo jeito delicioso!!
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  2. O que fazer, dona Bebel? Ir ao estabelecimento comercial mais próximo e comprar um copo de iogurte natural, juntar aos outros ingredientes no liquidificador, assar e sentar no sofá com o prato de bolo e um café ou chá bem quentinho para aquecer minhas sobrinhas/primas. Fácil, né? hahaha

    beijos amores

    ResponderExcluir
  3. Jana, a Giu amou e pediu mais. Fui obrigada a fazê-lo novamente (no mesmo dia). Ah! obrigada por ensinar minha filha a adorar geleia assim como nós - hehe. bjkssss

    ResponderExcluir
  4. Então querida prima... fiz o bendito bolo e só esqueci da farinha de trigo... ficou uma massa muito saborosa, porém em formato de pure de batatas...rs
    Mas não sobrou nada.. um bolo pra comer de colherzinha...rs
    BJS!!
    P.S.: VOU FAZER HJ E COLOCAREI FARINHA!!!
    BJSSSSS!!

    ResponderExcluir
  5. Rita que bom que a Giulia gostou do bolo e da geleia. Dois no mesmo dia foi fantástico. Essa é minha sobrinha.

    Prima, você só esqueceu de um detalhe básico, fez uma mousse de iogurte. Concentra que sai e pensa: farinha, farinha, farinha! Boa Sorte, louca. Beijos nas 3!

    ResponderExcluir
  6. Acabei de fazer o bolo ficou MARAVILHOSAMENTE DELICIOSO e super prático de fazer!! AMEIIII!!!! parabens pelas receitas mega deliciosas... sou frequentadora desse blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,

    O bolo é mesmo uma delícia, né? Fácil e bem rápido. Legal que gostou. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Quero a receita do bolo de nozes com chantilly dos aniversários do seu pai, Jana. AMO bolo de nozes, rs. bjs

    ResponderExcluir