15 de julho de 2012

Fudge de chocolate amargo e nozes


Não é de hoje que eu sonho com o fudge. Já passei vontade com o programa da Nigella, no cinema com Julia Child e, até em meus programas de culinária favoritos aqui no Brasil, já vi receitas tentadoras desse pecado de chocolate. Fato é que nunca havia preparado fudge e não há explicação alguma. Tenho pensado muito em receitas que nunca fiz e estou tratando de colocar algumas delas em prática. Estava louca por um doce na sexta, mas não tinha muito tempo, nem disposição para qualquer quitute demorado. Adivinha? Corri para a cozinha pra fazer o tal fudge que os americanos tanto amam - descrito como um preparo de leite, açúcar, manteiga e uma infinidade de opções para aromatizar. Tinha um chocolate Hershey's 60% piscando pra mim no armário e meio pacotinho de nozes. O resto foi muito simples. Resumo da ópera - um doce rico em chocolate, sabor e cremosidade. Dizem até que nasceu do erro de um confeiteiro que, na verdade, preparava um caramelo. Não usei manteiga e nem açúcar, afinal o leite condensado já faz bem esse papel. O chocolate amargo conferiu toda a intensidade que eu esperava do quitute. Um dos meus favoritos desde já. Alegria em quadradinhos.


Ingredientes:

- 400 gr de chocolate amargo (60% ou 70% de cacau)
- 1 lata de leite condensado
- 1colher de chá de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de nozes picadas grosseiramente (pode trocar por avelãs, pistaches, amêndoas, passas, damascos)

Modo de Fazer:

Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. O método você escolhe, mas não esqueça de fazer as pausas de 30 em 30 segundos, caso escolha o microondas, para não queimar o chocolate. Junte o leite condensado, a baunilha e o sal e mexa bem até juntar todos os ingredientes. Por último, adicione as nozes e misture. Coloque a massa em uma forma ou refratário, previamente forrados com papel manteiga, filme ou alumínio (facilita na hora de desenformar) e alise bem a superfície, nivelando com o auxílio de uma espátula. Leve o doce à geladeira por cerca de 2 horas para firmar. Depois de pronto, desenforme e corte em quadradinhos. Você pode decorar com cacau peneirado, chocolate branco derretido ou com transfer.

Conserve o doce na geladeira, em um pote fechado.

4 comentários:

  1. Caros, boa noite.

    Minha namorada disse que esta postagem [e provacadora ehehhe. Faz ela lembrar do que [e bom mas tem que ser comedido. Mas, serio, sigo o blog ja a uns bons 05 meses, se nao me engano e ja vi algumas receitas que SAO AS PROVOCADORAS. Fiz algumas, para nosso deleite.

    No mais, abracos e boas receitas.

    Marcines custodio
    31 9825.2531

    ResponderExcluir
  2. Marcines,

    Obrigada pela visita. Essa receita é mesmo uma provocação de tão gostosa. Não dá pra comer um docinho só.

    Volte sempre. Adoramos saber que você e sua namorada nos acompanham e curtem nossas receitas.

    Abraços,

    Janaína e Marcos

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma duvida... O leite.condensado não precisoa ir ao fogo? O doce não vai ficar muito mole se misturado somente com o chocolate derretido?

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma duvida... O leite.condensado não precisoa ir ao fogo? O doce não vai ficar muito mole se misturado somente com o chocolate derretido?
    Obrigada pela atenção.
    Karla

    ResponderExcluir