3 de maio de 2011

Torta de Limão

Torta de limão com merengue queimado.
A torta de limão foi a sobremesa escolhida para o jantar com os amigos Letícia e Willians. O chocolate é sempre obrigatório entre os doces desta casa, mas foi substituído por um motivo muito nobre, o sacrifício da Quaresma. Letícia ficou 40 dias sem colocar um pedacinho de chocolate na boca, uma guerreira. Para ajudar na penitência servimos apenas sobremesas branquinhas. A torta de limão é um clássico e agrada com facilidade. Fácil e rápida é uma boa finalização para qualquer refeição. Eu adoro fazer massas, por isso sempre escolho a de farinha, dourada e crocante, mas se você preferir a praticidade, invista na moderna massa de bolacha. As duas são deliciosas, a escolha é sua.

Massa de Bolacha:
- 1 pacote de bolacha maisena
- 100 gramas de manteiga sem sal

Triture a bolacha no processador. Em uma tigela, junte a farinha de bolacha e a manteiga, mexendo com as mãos, até obter uma massa homogênea. Forre uma forma de fundo falso com a massa e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.

Massa Frola (ideal para tortas doces):
- 250 gramas de farinha de trigo
- 125 gramas de manteiga amolecida
- 100 gramas de açúcar
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Coloque em uma bacia larga a manteiga amolecida, o açúcar e o sal. Trabalhe os ingredientes, misturando por alguns instantes. Neste começo, você pode usar uma colher de pau para facilitar o trabalho. Em seguida, junte a farinha até obter uma massa homogênea. O ideal aqui é usar a palma das mãos e não sovar demais. A massa estará pronta quando desgrudar da sua mão. Para chegar ao ponto certo, você pode precisar de mais um pouquinho de farinha de trigo. Lembre-se de trabalhar em uma superfície lisa e polvilhada com farinha. Embrulhe a massa em um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Abra a massa sobre uma forma de aro removível e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.

Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 100 ml de creme de leite
- Suco de 2 limões

Em uma tigela, misture o leite condensado e o suco de limão. Mexa por alguns minutos até que o creme fique encorpado. Adicione aos poucos o creme de leite e volte a misturar. Eu não gosto de usar gelatina sem sabor. Pode ser bobagem minha, mas acho que ela tira a naturalidade e o sabor original dos doces. Depois de preparar o creme geralmente levo à geladeira por alguns minutos para ajudar a firmar. Despeje o creme sobre a massa já assada.

Merengue:
- 3 claras
- 4 colheres de sopa cheias de açúcar

Bata as claras em neve com uma pitada de sal e acrescente aos poucos o açúcar até obter um ponto bem firme. Cubra a torta com o merengue e faça picos com a ajuda das costas de uma colher de sopa. Eu usei um maçarico para queimar o merengue, mas você pode levar a torta ao forno por 10 minutinhos até dourar a cobertura. Conserve na geladeira antes de servir e, se quiser, enfeite com raspas de limão.

Só conseguimos tirar uma foto da torta inteira. O papo e o jantar estavam tão agradáveis que nem nos lembramos de tirar uma foto da sobremesa cortada.

2 comentários:

  1. eu queroooooooooo... adoro torta de limao

    ResponderExcluir
  2. Hummm delícia. Eu posso falar...kkk...Jana, essa eu vou tentar fazer. Depois te falo e mostro como ficou!!

    ResponderExcluir