13 de janeiro de 2015

Panquecas americanas

Morangos orgânicos e Nutella
Tanto tempo sem passar por aqui. Pra matar a saudade, uma receita maravilhosa e uma promessa de aparecer muito mais em 2015.

Um ano novinho começou e algumas coisas nunca mudam. Minha refeição preferida continua sendo o café da manhã. Estou sempre procurando um lugar ou receita bacana pra alegrar meu desjejum. Não lembro quando foi a primeira vez que comi a panqueca americana, talvez em algum brunch de domingo. Foi paixão. Mas, para ficar realmente gostosa, a panqueca precisa ser fofa, delicada, leve e bem gordinha, Não gosto de massa seca ou passada demais. 

Já fiz muitas receitas em casa. Todas boas, mas nenhuma ótima como a do chef Richard Turner, que adotamos por aqui e Marcos acha que pode comer todos os dias (risos). O preparo é fácil. Faça com as próprias mãos, sem mixer, nem liquidificador, muito menos batedeira. Um fouet ajuda que é uma beleza. Use todos os ingredientes em temperatura ambiente para facilitar. E não se apaixone se puder.  


Ingredientes:

- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/4 de colher de chá de sal
- 2 ovos grandes em temperatura ambiente
- 1 xícara e 1/4 de de leite em temperatura ambiente
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal

Limonada rosa acompanha no lanche da tarde
Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e reserve para esfriar. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outro recipiente, bata os ovos e adicione o leite. Junte a manteiga à mistura de ovos e leite e mexa até incorporar. Junte os líquidos aos secos e misture apenas para agregar os ingredientes.

Para cozinhar, eu uso uma frigideira de fundo grosso e antiaderente, que funciona muito bem sem untar. Avalie a sua e, se precisar, uma pincelada de manteiga resolve. 

Aqueça a panela e coloque a massa com a ajuda de uma concha. O tamanho você escolhe. As pequeninas ficam muito fofas para servir em uma reunião de amigos. Se for para um café com o marido, prefiro um tamanho médio. A receita inteira tem ótimo rendimento; cerca de 20 panquecas médias. Quando as primeiras bolhas aparecerem na massa, já está na hora de virar, com a ajuda de uma espátula. Aí é só esperar terminar o cozimento do outro lado. Menos de 1 minutinho. Ela vai crescer, dourar e pronto. 

As primeiras bolhas de cozimento
Dicas para servir:

Há uma infinidade de acompanhamentos, desde uma simples polvilhada de açúcar de confeiteiro até uma calda caprichada de chocolate. Nosso acompanhamento preferido (vício?), são morangos e Nutella. Outras sugestões são manteiga, cream cheese e requeijão; frutas como banana, blueberries, framboesas e amoras; oleaginosas como nozes e castanhas; doce de leite, brigadeiro, além de mel e a tradicional calda de mapple syrup, a preferida dos americanos. 

Vale servir no café da manhã, no brunch de domingo, no lanche da tarde ou até inventar uma festa temática, só de panquecas, com vários acompanhamentos para deixar qualquer amigo maluco. 
  

3 comentários:

  1. Muito bom!gostei!sempre quis fazer panqueca americana. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Já fiz a Panqueca Americana e fica muito gostosa, receita boa de preparar e o melhor de tudo fácil demais,gente. Façam, fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Já fiz a Panqueca Americana e fica muito gostosa, receita boa de preparar e o melhor de tudo fácil demais,gente. Façam, fica uma delícia!

    ResponderExcluir