16 de fevereiro de 2011

Bolo de cenoura com gosto de infância

Massa leve e delicada.

O bolo de cenoura ocupa uma das primeiras posições na lista das comidas reconfortantes, comfort food como dizem os moderninhos. Tem uma simplicidade quase infantil, lembra brincadeira de criança, lanche da tarde, casa de boneca. O quitute faz parte da minha seleção de delícias preferidas. Se tiver um café com leite para acompanhar então, o dia fica perfeito. Desde os tempos da casa da mãe que adoro comer o doce com aquela caldinha de chocolate que perfura a massa e forma desenhos pelo bolo. Embora esteja na lista de comidas de fácil preparo, o bolo precisa ser bem feito para ficar fofinho e úmido como deve ser. Muitas receitas passaram pelo meu caderno e todas pediam para colocar os ingredientes no liquidificador, bater,  despejar a massa em forma untada e levar ao forno. Não é bem assim.


Bolo de cenoura transformado em cupcakes.

Há alguns segredinhos que conferem maciez e suavidade à massa. O truque do bolo de cenoura está justamente no modo de executar a receita e se engana quem acha que a ordem dos ingredientes não influencia no resultado final. Para ter um bolo leve e bem fofinho, a farinha e o fermento devem ser os últimos a entrar na receita. Os ingredientes precisam ser adicionados fora do liquidificador e misturados manualmente, com toda a delicadeza. Experimente e me conte se não faz toda a diferença.


Cenoura e chocolate, uma bela combinação.

Para servir, você pode variar na apresentação. Vale assar o bolo na forma retangular, jogar a cobertura e cortar em quadradinhos. Se quiser uma coisa mais formal, tente a forma redonda e apresente em um bonito prato de bolo com uma ganache de chocolate ou ainda transforme o bolo em muffins, assados com gotas de chocolate misturadas à massa, ou até mesmo em cupcakes, como tenho feito ultimamente. Brinque com as possibilidades e faça a festa.



Cupcake com estrelinhas de açúcar, um jeito divertido de fazer bolo de cenoura.

Ingredientes:
- 3 cenouras médias
- 1/2 xícara de óleo
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 1/2 de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de Fazer:

Coloque a cenoura, o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador. Bata bem até desmanchar a cenoura. Despeje a mistura em um recipiente e junte aos poucos a farinha, mexendo manualmente com delicadeza. Por último, adicione o fermento e misture devagar. Coloque a massa em uma assadeira ou em forminhas para muffins ou cupcakes e leve ao forno por cerca de 35/40 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste.

Calda:
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 5 colheres de sopa de chocolate
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de leite

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até a calda ferver e engrossar.

Ganache:
- 100 ml de creme de leite
- 150 gr de chocolate ao leite
- 50 gr de chocolate meio amargo

Em uma panela, aqueça o creme de leite e acrescente, aos poucos, o chocolate e mexa até formar um creme homogêneo e brilhoso.

2 comentários: