17 de fevereiro de 2011

Brigadeiro de Nutella com Avelãs

Brigadeiro de Nutella.

Brigadeiro sempre foi uma paixão. A foto dos tempos de criança roubando os docinhos na casa da avó, publicada aqui neste blog, não me deixa mentir. Eu tenho amores culinários que vão e voltam, mas o brigadeiro é difícil largar. Estou em uma fase de experiências, descobertas, testando sabores e texturas. Depois do brigadeiro de chocolate belga, veio o desejo de experimentar novas possibilidades. A nutella que morava no armário da cozinha foi para a panela com leite condensado e chocolate, vizinhos da prateleira doce. É isso mesmo. Em casa de virginiana, a despensa é dividida por setores. Assim, em uma tarde caseira, nasceu a minha versão de brigadeiro de nutella com avelãs.

Chuva de avelãs.

Além do marido, bom gourmet e provador oficial desta casa, os amigos de CBN também dão os seus pitacos nas minhas aventuras gastronômicas. O novo quitute agradou até os amantes do sal. A maioria dos colegas faz o estilo formiga, mas há os que torcem o nariz para o chocolate. Cheguei à conclusão de que o brigadeiro de nutella agrada integrantes dos dois times e é ótima pedida para uma sobremesa entre amigos.

Cascata de brigadeiro.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de chocolate
- 3 colheres de sopa de nutella
- 1 colher de sopa de manteiga extra
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- 100 gramas de avelãs

Modo de fazer:

Junte o leite condensado, o chocolate, a nutella, a manteiga e o creme de leite. Mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e despeje duas colheres de sopa de avelãs bem moídas, como uma farofinha. Misture bem e coloque em um prato untado com manteiga. Deixe esfriar completamente antes de enrolar.


Avelãs moídas. Uma explosão de sabor como diria o amigo Guilherme Salviati.

No lugar do granulado, pequenos pedacinhos de avelã, triturados grosseiramente no processador. O objetivo aqui é conferir bastante sabor ao doce.

Dica da Casa: processe a quantidade de avelãs pedida na receita em pequenos pedacinhos. Reserve 3/4 da mistura para confeitar os brigadeiros e volte a bater o restante até obter uma farofinha para completar o preparo da massa.

5 comentários:

  1. Ai Jesus!!! ..RS

    ResponderExcluir
  2. olá queridos!estou entrando no mundo dos doces para comercializar,e escolhi para começar o brigadeiro estou aceitando dicas e receitas se puderem me ajudar ficarei mt grata
    sou do rio de janeiro
    sucesso para todos.

    ResponderExcluir
  3. jANAÍNA,

    ONTEM PROVEI FAZER ESSA RECEITA. COLOQUEI BEM TODOS OS INGREDIENTES,ESTIVE MEXENDO SEM PARAR ATÉ DESGRUDAR DO FUNDO.Nao sei se passou do ponto, o sabor me pareceu sem graça.Vc acredita que tenha feito algo errado?

    ResponderExcluir
  4. Olá Kellen, tudo bem?

    Esse brigadeiro costuma ter um sabor bem pronunciado de nutella. Pode ser que ele tenha ficado com mais ponto, parecendo uma balinha. Você pode tentar trocar o chocolate em pó pelo cacau e apagar o fogo logo quando ele começar a desgrudar da panela, no primeiro ponto. Deixe descansar por 1h30, mais ou menos, e depois enrole na avelã. A cremosidade e o cacau podem beneficiar o sabor do docinho. Depois me conte se deu certo.

    Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa assim isso me mata,que delicia!!!!!

    ResponderExcluir