10 de fevereiro de 2011

Carne Fria - prática e saborosa

Pão francês e carne fria. Uma combinação perfeita.

A carne fria é um excelente coringa na cozinha. Precisa de um acompanhamento fácil para um almoço? Vai receber amigos em casa? Está organizando uma reunião de aniversário em família?  Eis aqui uma ótima opção para todas as ocasiões. Minha mãe faz carne fria há anos, já é uma especialidade. No começo, eu não era muito fã, mas com o tempo aprendi a gostar. Quando somos crianças temos nossas chatices para comer, não é verdade? Preparar essa delícia para as festividades domésticas santistas é quase um ritual. Em todo evento, na casa de meus pais, tem de ter a tal carne gostosa pra comer com pão, que já despertou paixões em muitos amigos. Vanessa, uma grande amiga desde a época do colégio, aprendeu a comer muitos pratos durante nossas refeições caseiras. A carne fria, que ela nunca tinha ouvido falar, foi uma dessas novidades culinárias. Ela adorou. Gostou tanto que queria carne fria no almoço, no lanche, no jantar, uma loucura.

Carne cortada em fatias bem finas.
A receita é simples e pode ser feita a qualquer hora, já que provavelmente você terá todos os ingredientes em casa ou no mercadinho mais próximo. No último domingo, fizemos a carne fria pela primeira vez e servimos para os amigos no brunch. Um sucesso. Na fórmula mais simples, você só vai precisar de um pão francês fresquinho. Simples, fácil e barato.

Ingredientes:
- 1,5 kg de lagarto
- 2 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 1 cebola
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 tomate
- azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre
- sal
- pimenta

Modo de fazer:

Na panela de pressão, cubra a carne com água e cozinhe com sal a gosto, alho e as folhas de louro por cerca de 50 minutos ou até que a carne esteja macia. Espere esfriar completamente e corte em fatias bem finas. Reserve.

Molho:

Em uma panela, coloque uma quantidade bem generosa de azeite, acrescente a cebola cortada em rodelas e refogue até murchar. Em seguida, coloque os pimentões em tiras e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Adicione os tomates, também em tiras, e o vinagre. Deixe ferver para apurar e por fim, tempere com sal e pimenta a gosto.

Em um refratário, coloque alternadamente uma camada de molho e uma de carne até terminar e leve à geladeira.

Você ainda pode usar azeitonas verdes no molho.

Como não tínhamos nem tomate, nem pimentão vermelho, resolvemos fazer o molho apenas com a cebola e o pimentão verde. Fica muito bom também.

5 comentários:

  1. Querida vou fazer e acho q vou gostar, pq só gosto de carme bem quentinha, rsrsrsrsrs
    Valeu a dica, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Beli,

    Nós também amamos carne quente, mas essa é uma opção para os dias de calor e sem compromisso. Com o pão, fica fantástico.

    beijos e obrigada pelas visitas

    ResponderExcluir
  3. Descobri a carne fria graças ao bacalhau! rs
    Passando o dia na casa da Jana (época de colégio)a mãe dela quis fazer um prato especial pra mim (bacalhau ao forno) mas ela não sabia que eu não gostava. Quando comentei, ela ficou preocupadíssima e falou: "Filha, só tenho carne fria!" Não havia comido ,qdo experimentei, não resisti! rs
    Virou praxe depois disso, sempre q ia almoçar na Jana, perguntava: "Tia, tem carne fria?" rs É simplesmente deliciosa! Tanto como almoço e lanche! Vale a pena conferir!
    Jana, amiga, vc lembrou! rsrsrs
    Beijokas, saudades...
    Vanessa Castro

    ResponderExcluir
  4. Seguidores deste blog, podem rechear a carne antes de cozinhar com linquiça,e ao molho podem ralar cenoura ela dura na geladeira pronta para ser consumida sem problema 07 dias.
    Bjos filhota mãe

    ResponderExcluir
  5. uhahuauhahua Olha a mãe, boicotando tua receita benhe uahuahuahua
    beijos....

    ResponderExcluir