3 de fevereiro de 2011

Manjar Napolitano e o prazer de um doce gostoso


Manjar napolitano delícia
 Eu A-DO-RO doces. Se existe uma coisa que me dá prazer no mundo é fazer um doce bem gostoso. Bolos, tortas, mousses, pudins, não importa, qualquer quitute me alegra. Em dias calmos, os mais elaborados. Em dias corridos e preguiçosos, um docinho fácil e reconfortante. Guardo boas lembranças de delícias despretensiosas como um simples creme de chocolate. Na infância, os cremes feitos com leite, chocolate e amido de milho rendiam ótimos pavês, um mimo para o paladar. Até hoje, eles animam tardes familiares na casa de meus pais. A primeira vez que combinei cremes com bolachas para fazer o pavê foi um acontecimento. A travessa ficou limpa em questão de minutos, mas a cozinha foi palco de um desfile de panelas, colheres, medidores, um furacão culinário. O começo é sempre atrapalhado, mas não podemos negar que tragédias domésticas rendem ótimas histórias. Ontem, foi dia de docinho preguiçoso por aqui. Chamamos assim esses pudinzinhos. Não requer prática, nem muita habilidade, mas é uma delicinha de comer. O manjar napolitano, que compartilho com vocês, foi tirado de uma compilação de receitas do livro Dona Benta - Comer Bem, lançada pela Avon, que comprei antes de conseguir o original em uma promoção no Submarino. Nossos amigos Diego e Lilian ficaram animados com o preço da bíblia culinária e trataram de garantir o exemplar deles. Esperamos pelos quitutes e, principalmente, pelas histórias da dupla na cozinha.

Docinho fácil e reconfortante

Ingredientes:

Primeira camada
1/2 litro de leite
4 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de creme de leite (a receita pede uma caixinha, mas algumas colheradas são suficientes, acredite)

Segunda camada
1/2 litro de leite
1/2 vidro de leite de coco
1/2 xícara de açúcar
5 colheres e 1/2 de amido de milho
4 colheres de creme de leite

Terceira camada
1/2 litro de leite
1 caixa de preparado para pudim sabor morango
1 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de creme de leite

Modo de Fazer:

Primeira camada: dilua o amido de milho numa parte do leite frio, junte o restante do leite, o açúcar e o chocolate e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Tire do fogo, junte o creme de leite, coloque em uma forma de pudim umedecida ou untada com óleo e leve à geladeira por 40 minutos.

Segunda camada: dilua o amido numa parte do leite frio, junte o restante do leite, o leite de coco e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo e junte o creme de leite. Espere amornar e despeje sobre o creme de chocolate. Leve à geladeira por 40 minutos.

Terceira camada: dilua o preparado para pudim e o amido numa parte do leite frio, junte o restante do leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo e junte o creme de leite. Espere amornar e despeje sobre o creme branco. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar.

Você pode servir o doce com uma caldinha de chocolate para dar um charme. Em uma panela, junte 100 ml de leite de coco, 50 ml de leite, 2 e 1/2 colheres de sopa de chocolate em pó e 4 colheres de sopa de açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar (cerca de 10 minutos). Espere esfriar e despeje sobre o manjar.

6 comentários:

  1. MEU!!!! Que foto é essa que me deu água na boca às 7 hs da manhã???? E eu não sou tão fã assim de doce...Hoje já tenho sobremesa no jantar....bjo linduska!!!! Cátia Toffoletto

    ResponderExcluir
  2. Lindo de viver. Muita vontade. Mas não posso com açúcar até março. Que tal fazer de novo mais pra frente?

    ResponderExcluir
  3. Querida, este eu preciso experimentar!!!
    Seu blog vai salvar nossas vidas junto com a Dona B.
    Beijo grande!
    Amei a foto com os leões... tbm quero!

    ResponderExcluir
  4. Silvio,

    A receita tá explicadinha aqui no post mesmo.
    Qualquer dúvida, escreva.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir