9 de fevereiro de 2011

Meu primeiro brigadeiro gourmet

Brigadeiros de chocolate belga

Brigadeiro é unanimidade. Não conheço uma pessoa que resista. Passei a infância e a adolescência me acabando em panelas de brigadeiro e até hoje, não consigo me controlar. Quando éramos mais novas, minha irmã e eu fazíamos um verdadeiro plano de guerra para nossa mãe não notar que o consumo do docinho era frenético em casa. A lata de leite condensado da despensa era usada sempre que dava vontade de brigadeiro (todo dia?) e, imediatamente era substituída por outra comprada no mercadinho do bairro. A prova do crime ia direto para o lixo da rua e quando não comíamos tudo, o prato passava a noite no fundo da geladeira pra ninguém perceber nossa arte. Que tempo bom! Depois de adulta, meu desafio foi encontrar a receita perfeita de brigadeiro. E já tentei de tudo. Achocolatado, como faziam nossas mães, chocolate em pó, chocolate em barra, leite condensado de todas as marcas, margarina, manteiga. Nunca ficou ruim, mas também não era nada de extraordinário. Meu desejo era achar uma receitinha cremosa, consistente para enrolar e ao mesmo tempo resistente para não açucarar. Não há nada pior do que um doce açucarado.


Brigadeiros da infância. Valor sentimental.

Há pouco tempo conheci as lojas especializadas em brigadeiros gourmet, feitos com ingredientes selecionados. Viciei. Alguma dúvida? Coloquei na cabeça que tinha de fazer um brigadeiro parecido. O principal ingrediente, o chocolate belga, eu já conhecia, mas nunca fui atrás pra comprar até sexta passada quando visitei a Rua Paula Souza e coloquei o pé na jaca. Comprei pastilhas de chocolate ao leite, amargo, cacau em pó, além dos granulados da Callebaut. Não é a pechincha de um chocolate comum, mas também não chega a ser um sonho de consumo e, posso falar, vale cada centavo. A ideia para receita eu já tinha garimpado em alguns sites como o da Helena Gasparetto, doceira das boas e uma grande inspiração para fazer essa receita. Adaptei ao nosso gosto e servi para os amigos. Levei alguns para o trabalho hoje e nem deu pra todo mundo. Prometi repetir a dose. Acho que alguma coisa certa eu devo ter feito.


Chocolate belga, uma loucura.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado (como diz minha avó, use o melhor do mercado, ele é mais consistente e valoriza a receita)
- 1/3 de xícara generosa de cacau em pó (usei o da Callebaut)
- 1/3 de xícara e mais um pouquinho de chocolate ao leite (usei o da Callebaut)
- 1 colher de sopa cheinha de manteiga extra (se puder, evite a margarina. a manteiga extra é rica em leite e confere cremosidade ao preparo)
- 3 colheres de sopa rasadas de creme de leite sem soro
- Granulado (usei o split da Callebaut, experimente e resista se conseguir)

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo sempre baixo, mexendo sem parar, até que a mistura fique encorpada e desprenda do fundo da panela ou até você quase desmaiar com o aroma inebriante de chocolate, rs.

Despeje o brigadeiro em um prato untado com manteiga e espere esfriar completamente. Unte as mãos com manteiga, faça bolinhas com uma colher de chá e passe no granulado. Se puder, experimente os da Callebaut, são pequenas pastilhas de chocolate, lindas e deliciosas.

Dica da Casa: tente reservar uma panelinha só pra docinhos como o brigadeiro. Se a panela tiver um fundo bem grosso é melhor ainda, pois distribui o calor de maneira uniforme e evita que o quitute grude.

41 comentários:

  1. HUMMMMM... Não conheço essa marca. Nunca experimentei um brigadeiro que não fosse feito com Nescau ou Toddy...rrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa ignorância!!

      Excluir
    2. "nunca ouvi falar de Ferrari, só ando com meu Uno, da Fiat...rsrs"

      Excluir
  2. Compartilho meu comentário com a Letícia!!
    E só mais duas palavras: MEU DEUS!!1

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer hoje. A receita parece ser deliciosa!! Ouvi a entrevista na CBN, depois conto como ficou!! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que bom. Depois volte para contar como ficou.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Hummmmm, parece delicioso ,vou fazer!!!
    Ai meu Deus.....lá vai meu regime

    ResponderExcluir
  6. como faço para o brigadeiro depois do segundo dia não açucarar?

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nós procuramos não dar muito ponto na receita e acrescentar pelo menos duas colheres de creme de leite para manter o brigadeiro bem cremoso. Quando começar a desgrudar do fundo da panela é o momento ideal para desligar e deixar descansar por 1 hora em um prato untado com manteiga.

    Depois de pronto e enrolado, guarde em um recipiente fechado e mantenha em lugar seco e bem fresco. A geladeira resseca o docinho.

    Boa sorte!!!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Sou louca por brigadeiro e estava a procura desta receita... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?

    A receita fica muito boa.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Já experimentei, adorei, compartilhei no Facebook e agra vou usar como cobertura de cupcake...rsrsrs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Em qual loja na rua Paula Souza você comprou o chocolate? Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Costumo fazer compras na Central do Sabor, na Paula Souza. A loja é boa em artigos para confeitaria.

    Obrigada pela visita.
    Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. é muito cara e ficou ruim
    é boa a minha
    1 lata de leite condensado da nestle
    4 colheres de chocolate em pó (da nestle)
    3 colheres de margarina
    teste para vc ver é a melhor de todos é mil vezes melhor que essa

    ResponderExcluir
  14. se sua receita e milvzs melhor prá que tá futucando a receita dos outros oinc oinc oinc

    ResponderExcluir
  15. mil vzs melhor kkkkkk quer comparar nestlé com callebaut

    ResponderExcluir
  16. Janaina, fiquei louca com a receita do brigadeiro com chocolate belga, mas gostaria de saber se você tem a receita de brigadeiro de colher. Quero fazer para o aniversário da minha filha e como vou colocá-los em potinhos queria saber qual o ponto que da pra comer na colher. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Para fazer o brigadeiro de colher basta apagar o fogo no primeiro ponto. A mistura vai borbulhar e começar a desgrudar do fundo da panela. Não precisa esperar soltar completamente. Ele estará com a textura de um creme de chocolate. Não se preocupe, pois quando esfriar ele tomará forma cremosa. Você pode distribuir nos copinhos com a ajuda de um saco de confeiteiro. Se você achar que ele passou um pouquinho do ponto pode acrescentar uma ou duas colheres de sopa de creme de leite.

      Obrigada pela visita e volte sempre!!!

      Excluir
  17. Ola, qual o tamanho do granulado split da Callebaut voce usa??? Estava pesquisando e 4D,4M,9D,9M... e mais uma coisa, qual a porcentagem do cacau??? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadina,

      Nós usamos os quatro tipos de granulados, são ótimos. Você só precisa escolher se gosta de ao leite ou meio amargo e comprar o 4 ou 9. Você pode variar a qualidade de acordo com a receita e com seu gosto.

      Há ótimas lojas como Barra Doce, Bondinho e Santo Antônio que vendem os granulados belgas, inclusive on line. Mais uma opção muito boa da mesma marca são os vermicellis, nas versões ao leite, meio amargo e branco, pouco mais baratos e tão bons quanto os splits. Bons Doces!!!

      Excluir
  18. Olá, você já conhece o Armazém 2000?

    Vendemos TUDO para confeitaria!

    Conheça: www.armazem2000.com.br


    Me passe seu contato para enviarmos um convite especial!

    ResponderExcluir
  19. Ola! Gostaria de saber quanto tempo dura essa massa de brigadeiro sem que fique açucarada. Melhor conservar as bolinhas em lugar fechado ou deixar a massa na geladeira sem enrolar as bolinhas. (caso queira preparar com alguns dias de antecedencia). Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Natalie, tudo bem?

    Não recomendo fazer brigadeiro com muitos dias de antecedência. Gosto de fazer o mais perto do consumo possível, nada como uma massa macia e fresca. É um doce muito delicado, para consumo imediato, na minha opinião. Tem leite condensado e leite condensado tem açúcar e, neste caso, a cristalização vai ocorrer caso você deixe pronto muito antes de comer. Você pode fazer um dia antes de comer que dá certo. Deixe sempre em temperatura ambiente para não ressecar o doce e coma em até 3 dias para evitar a casquinha de açúcar. E para retardar esse efeito de cristais de açúcar tão desagradável, não esqueça do creme de leite.

    Boa Sorte e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  21. quantas gramas da 1/3 de xicara de cacau? voce ja fez com chocolate meio amargo e baunilha? parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  22. Deposi q achei a receita da Helena....não uso outra...e sempre o chocolate Callebaut...é muito mais caro,,,mas compensa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Tenho 1 dúvida! Quando você diz que deve colocar o chocolate ao leite callebaut, é chocolate em barra? Devo derreter o chocolate e jogar na panela ou apenas fazer uma raspa? Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Qual seria o custo do brigadeiro que você fez com chocolate belga e e rendeu quantas unidades?

    ResponderExcluir
  25. Meninas,

    O chocolate Callebaut que costumo usar tem formato de gotas. A embalagem com 500 gr custa cerca de 20 reais. A marca também vende barras. Não precisa derreter o chocolate antes. Coloque as gotas ou raspas na panela com leite condensado, creme de leite e manteiga e leve ao fogo para cozinhar tudo junto.

    Gosto de enrolar em tamanho médio. Tem rendimento próximo a 30 unidades.

    Bons doces e voltem sempre.

    ResponderExcluir
  26. Olá, ultimamente meus brigadeiros tem açucarado tanto tradicional quanto com chocolate belga. So uso produtos de qualidade como manteiga e leite condensado mas não seo pq isso esta acontecendo. Vc saberia o pq? Obrigada

    ResponderExcluir
  27. coloque creme de leite e uma colher de sopa de glucose de milho.

    ResponderExcluir
  28. posso fazer o brigadeiro gourmet e confeitar meu cupkaque no outro dia???

    ResponderExcluir
  29. Olá... adorei a receita! Estou pensando em comercializar o brigadeiro gourmet, qual o preço, aproximadamente, para se vender cada docinho? Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Brigadeiro de chocolate belga não é brigadeiro, é um engodo. Isso é uma verdadeira afronta a toda a tradição deste doce tipicamente e orgulhosamente brasileiro.

    ResponderExcluir
  31. Estou fazendo para vender mais ele está açucarando o que devo fzer

    ResponderExcluir
  32. Me tira uma dúvida, vi em alguns vídeos a indicação da glucose para dar mais cremosidade e não açucarar, o que vc acha?
    Vou fazer p o aniversário da minha filha um dia antes é estou morrendo de medo de açucarar, endurecer... 😁

    ResponderExcluir
  33. Estou com uma barra de chocolate branco,para mim derreter ela e muito ruim gostaria de ta fazendo brigadeiro com ela,tem alguma receita q possa mim encinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro alguém deveria te ensinar a escrever! Eu "MIM" acho isso.👍

      Excluir
    2. Primeiro alguém deveria te ensinar a escrever! Eu "MIM" acho isso.👍

      Excluir
  34. O meu sempre açucarava então aprendi uma receita do Edu Guedes da glucose em pó uma colher de café e depois disso não açucara mais...

    ResponderExcluir
  35. Faço o brigadeiro sempre no dia anterior à entrega. Confeito com splits Callebaut e coloco nas caixas de transporte fechadas. Deixo fora da geladeira. Mas já percebi que os splits ressecam ou ficam açucarados, não ficam macios como tirados da embalagem. Como fazer para que isso não aconteça? Obrigada

    ResponderExcluir