28 de fevereiro de 2011

Moqueca Capixaba Doce

A autêntica panela de barro capixaba.

Depois de um final de semana corrido, cheio de compromissos e tarefas, veio a segunda-feira de trabalho na rádio e com ela, uma grande surpresa, diretamente do Espírito Santo. Letícia Cardoso e Willians Fernandes, dois malucos maravilhosos, alegraram nosso dia com um lindo presente. Ganhamos uma autêntica panela de barro capixaba. Adoro presentes e, mais ainda, quando são carregados de significados. Logo depois de abrir o mimo, recebi um vídeo da Letícia mostrando como o utensílio é feito e fiquei sinceramente emocionada. Que trabalho dessas mulheres que moldam as panelas pacientemente com as próprias mãos, a partir de uma bola de barro, até ganharem a forma que conhecemos, dos trabalhadores que lixam, acompanham a queima e finalizam o preparo com tanino retirado da casca das árvores. Com certeza, a panela de barro produzida de um jeito tão especial vai ocupar um lugar muito bacana na cozinha desta casa.

Mas a surpresa não parou por aí, veio com ingredientes selecionados, finamente escolhidos em um pote de ouro, localizado em Vitória. O preparo foi carinhosamente apelidado de Moqueca Capixaba Doce.
 
A autêntica moqueca capixaba doce.
Nossa amiga Letícia nos mandou a panela lotada de chocolates Garoto, os meus preferidos. A fábrica fica perto da casa dela, aí o crime ficou fácil, com a arma bem ao alcance das mãos. Além dos bombons sortidos, bolachas que levam os nomes dos chocolates mais famosos da marca e ainda não chegaram a São Paulo. A panela tá tão linda, que estamos com pena de desmontar. Vamos ficar namorando por alguns dias ainda, só beliscando bombons.

Agradecemos demais o lindo gesto da Letícia de dividir um pouco da cultura de sua terra natal conosco e ao Willians, por ter carregado o pacote pesado. Agora já temos uma panela de barro para nosso encontro gastronômico em abril. No cardápio, a verdadeira moqueca para os paulistas e uma carne bem suculenta para a capixaba, fora os quitutes para a sobremesa. Acho melhor fazer uma dieta antes dessa farra culinária.

A confecção das panelas de barro:

2 comentários:

  1. ah que carinhoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Moqueca doce?! Essa é nova!(rs) Muito criativo. Parabéns para Letícia!
    Qdo que vamos usar essa panela agora, hein?! Essa quero ver!

    ResponderExcluir