1 de fevereiro de 2011

O bolinho de carne da vó Luiza

O maravilhoso bolinho de carne da vó Luiza.

Minhas primeiras referências de alimentação estão intimamente ligadas à vó Luiza. Minha mãe sempre trabalhou fora e eu ficava com a vó e, quase sempre, na cozinha. Quem não se lembra dos sabores da infância? Até hoje sinto o cheiro e o gosto da banana amassada com aveia que D. Luiza me dava nos meus primeiros meses de vida. Enquanto ela cozinhava, eu ensaiava meu futuro entre tigelas e colheres de pau, utensílios domésticos que se transformavam em brinquedos e me faziam acreditar que eu estava ajudando a vovó nos afazeres culinários. Fantasia de criança. Os anos passaram e conheci outras delícias da minha rainha quituteira. Brigadeiros, pastéis, bolinhos de chuva, bolinhos de carne, biscoitinhos de goiabada e geladinhos fazem parte de minhas melhores lembranças da infância e adolescência. Minha vó sempre aparece em casa com um pratinho de delícias para animar festinhas, aniversários ou o almoço do final de semana. No último domingo, passamos a tarde juntas e fizemos duas receitas dela que eu simplesmente amo. Hoje, falaremos sobre o popular croquete de carne. O brigadeiro fica para uma próxima conversa.

Momento "Cara de Maria" com a vó Luiza.
Ingredientes:
- 1/2 quilo de carne moída (paleta, peito ou acém)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimentão verde cortado em cubinhos
- 4 colheres de molho de tomate
- sal
- pimenta
- salsinha
- óleo
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo

Para empanar:
- 1 ovo batido
- farinha de rosca

Modo de fazer:
O croquete da vó Luiza é o mais cremoso e saboroso que já comi na vida e o segredinho está em cozinhar a carne antes de enrolar o bolinho. Refogue somente a carne em uma panela até que ela mude de cor e comece a soltar água. Em seguida, tempere com um fio de óleo, cebola, alho, pimentão, sal, pimenta e salsinha. Misture bem e refogue mais um pouco até quase secar a água e terminar de cozinhar. Acrescente o molho de tomate para dar uma cor. Coloque, aos poucos, a farinha de trigo e mexa bem até que a carne fique com uma aparência cremosa. Por último, tire a panela do fogo, bata o ovo e junte à carne misturando rapidamente para evitar que ele cozinhe. Volte ao fogo para terminar o preparo por mais alguns minutinhos e reserve.

Cozinheiras e o resultado da maravilhosa tarde de domingo.

Quando a carne estiver morna, faça bolinhos, passe em um ovo batido com uma pitada de sal e, depois, na farinha de rosca.

Frite em uma panela com óleo e sirva como aperitivos, salgadinhos em uma festa ou até mesmo como acompanhamento de um belo prato de arroz com feijão. Quando me mudei para São Paulo, D. Luiza mandava dúzias de bolinhos pra deixar minhas refeições mais felizes.

Dicas da vovó: nunca tempere a carne antes de preparar para não desidratá-la. Por esse motivo é tão importante refogar somente a carne primeiro para depois agregar os temperos. Quando tiver de empanar um número muito grande de croquetes, coloque um pouquinho de leite no ovo batido para fazer a mistura render.  

2 comentários:

  1. Fiquei emocionada com as fotos... tia Luiza (minha gostosa...rs) me lembra muito minha vovó.. Dona Clô! e também minha mãe linda!!
    E vcs duas ficaram lindas nas fotos. Porém confesso que a foto do croquete foi a melhor.. ele é lindo!!
    bjsss!!

    ResponderExcluir
  2. Ai prima, que delícia de lembranças. Eu choro.
    Elas são todas umas fofas mesmo. Ficamos falando de comida e receitas quase todo o domingo. E o resultado, croquetes e brigadeiros para o lanche delícia.

    Você ainda não comeu esse bolinho? Tem de pedir pra ela...é fantástico.

    beijo, beijo
    Saudades

    ResponderExcluir