22 de fevereiro de 2011

O brigadeiro branco e os devaneios do amigo jornalista

Brigadeiro branco

As experiências culinárias não param por aqui. Nesta terça-feira testamos uma receita de brigadeiro branco com chocolate belga. De maneira despretensiosa, os ingredientes foram ganhando a panela e tomando forma, espalhando aromas pela casa. Enquanto eu me ocupava em mexer o doce e esperar a transformação, o ponto certo, o marido falava sobre o perfume de chocolate que tomava conta da sala.

A degustação começou em casa com um especialista no assunto. Marcos, assim como meu pai, troca qualquer chocolate preto pelo branco, uma loucura. Por aqui, o docinho foi aprovado e, por pouco, não sumiu do prato. Que perigo! Hoje, foi dia de dividir a experiência com os amigos. Nada melhor do que sentir aquele frio na barriga esperando a reação dos queridos enquanto eles provam seus quitutes. A sensação é indescritível. As primeiras opiniões foram de duas pessoas maravilhosas: Juliana, parceira, cúmplice, amiga para todas as horas, e Guilherme, uma daquelas boas surpresas do destino, um novo amigo que parece estar há anos nas nossas vidas. 



Flocos branquinhos

Entre boas risadas, sonhamos todos os dias com nosso futuro. Hoje, Guilherme protagonizou um delicioso devaneio que divido aqui com vocês. Nos divertimos pra valer com o texto dele. Daqui a alguns anos, 10 ou 20, ele será um escritor de sucesso e eu, dona de uma rede de lojas de quitutes. Como é bom ter amigos!!!


"Se o brigadeiro da Jana viesse em panela, eu lamberia a panela. Com essa frase, começa o livro do jornalista Guilherme Salviati sobre as experiências gastronômicas pelas quais passou no tempo em que trabalhou com a também jornalista Janaina Barros na rádio CBN. A obra leva você a um mundo de sabores e uma explosão de sensações com as delícias da doceira. Em uma das tentativas mais recentes, conta Salviati, Janaína fez um brigadeiro de chocolate belga branco. Ele observou que o granulado se espalhava 
dentro da boca como se quisesse conquistar o espaço a qualquer custo. A cremosidade da massa do brigadeiro beirava a perfeição. “Não era nem muito consistente, nem mole demais. Ideal!”, conta em um dos capítulos. “Eu me lembro quando conversava com a Janaína sobre os doces e as receitas dela... Hoje, ela está fazendo o maior sucesso com várias lojas e investimentos vindos de todos os cantos”, relata Guilherme Salviati em Janaína e o Doce."


Branco no preto

 Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1/3 de xícara de chocolate branco
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de creme de leite

Modo de fazer:

Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até que o preparo comece a desgrudar do fundo da panela

Você pode confeitar com granulado branco, crocantes de chocolate branco ou raspinhas de chocolate.

13 comentários:

  1. a exemplo do marcos e do seu pai, eu também prefiro o chocolate branco!

    próximo filme que o blog vai comentar será: Julie, Julia & Jana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Janaína, pode ter sua lojinha, mas não abandone o jornalismo. Adoro seus textos. Sempre fico ligada no "Noite Paulista".
    : )

    ResponderExcluir
  3. Este brigadeiro é bom demais... Experimentado e aprovadíssimo...Jana: não esqueça a minha encomenda pra sábado, heim!!! AH e espero que você abra sua primeira lojinha em breve...se precisar de imóvel na Lapa, dá um toque que procuro pra vc, bem perto da minha casa...

    ResponderExcluir
  4. irmã que tuuuuudo, brigadeiro é bom demais e branco deve estar delicioso...quando descer já sabes....estou louca para provar e o Serginho tb, fora o papai e mamae.
    beijao amo demais e que Deus lhe ilumine a cada dia neste empreitada...afinal vc nao é iniciante (essa é otima neh)
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Jana Barros: ORGULHO DE SER SANTISTA!!!

    ResponderExcluir
  6. O que possso, escrever diante de tantos elogios.
    Só posso me orgulhar e agradecer antes e depois pedir que o papai do céu ilumine seus caminhos,
    tenho certeza que voce vai chegar a onde sonha e rapido.
    Amo muito e choro de longe ao ler os comentários.
    Bjoos.........

    ResponderExcluir
  7. procurando uma receita de brigadeiro branco, achei uma delícia teu post! Podes me dizer se vc usou o chocolate em barra ou em pó?

    grata
    Liliam - Florianópolis

    ResponderExcluir
  8. Oi Liliam,

    Você pode usar chocolate branco em barra raspado/ralado ou gotinhas de chocolate branco. Escolha um nobre, de boa qualidade. E depois nos conte como ficou a receita.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Olá Janaina, eu me chamo Rosana e descobri o seu blog por acaso, fiquei facinada com o jeito que voce coloca as receitas, as explicações são muito simples e quem nunca cozinhou pode tentar que irá conseguir cozinhar sem problemas, adorei as receitas de brigadeiros com chocolate belga, vou tentar fazer para o aniversário de minha sobrinha neta agora dia 21/1/2012,

    ResponderExcluir
  10. OPS!!!foi mal esqueci de me despedir. Espero que voce continue sendo esta bruxinha da cozinha realizando alquimias com este diferentes ingredientes, provocando sonhos e desejos em nos simples mortais. Janaina para cozinhar é preciso DOM e isso DEUS para voce, espero ver mais historias com receitas. Um grande abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Voce eh fantastica, simples, humilde..... continue assim.... que vc consiguira tudo

    Fique com Deus

    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana,

      Obrigada pela visita e pelas palavras.

      Volte sempre!!!

      Excluir