8 de fevereiro de 2011

Pudim de Leite

A magia do leite condensado. Ela existe.

Não há nada mais simples do que um pudim de leite. Tem gosto de infância e, por isso mesmo, é um daqueles quitutes reconfortantes que não podem faltar no caderno de receitas. O pudim da minha vó é referência, um escândalo. Grande, alto, lindo. E sempre me fez pensar que o talento para fazer o docinho  tinha parado na D. Luiza. Nenhuma geração depois dela teve sucesso imediato. Os pudins da minha mãe foram carinhosamente apelidados de "Faixa de Gaza". Eles ficam deliciosos, mas a aparência, enrugada e quebradiça, é motivo de muitas risadas à mesa. Não entendia o resultado até descobrir que eu tinha o mesmo problema. O meu pudim ficava igualzinho ao da mãe, tão derrubadinho quanto, para o meu desespero. Cheguei a pensar que a magia do leite condensado só funcionava com a vó e, quase desisti até conhecer a mãe do Marcos. D. Monalisa, minha sogra que até hoje chamo de tia (um costume santista de achar que todo mundo é tio ou tia), tem um pudim tão maravilhoso quanto o da minha vó, de mesa de novela, aquele que derrete na boca.


Meu pudim de mesa de novela.

Depois de experimentar o quitute, em uma de nossas muitas visitas à Vila Matilde, chorei minhas pitangas contando sobre o mistério do doce desmoronado. E, pra minha alegria, a tia Monalisa me deu o caminho das pedras. Segui a receita um tanto apreensiva, com medo de que minha mão torta para pudins me desse mais um desgosto. Incrivelmente, deu certo. Há quase cinco anos, a magia do leite condensado chegou aqui em casa e me alegra cada vez que desenformo meu pudim de novela...lindo, alto, grande, o meu escândalo.

Ingredientes:
- 5 ovos
- 2 latas de leite condensado (nunca tive preconceito com marcas, mas o Leite Moça faz diferença aqui. Ele é a alma do negócio, acredite)
- 2 latas de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Calda:
- 6 colheres cheias de açúcar (só açúcar, hein. nada de colocar água)


Um pedacinho do céu.


Modo de Fazer:

Na forma do pudim, derreta o açúcar até obter uma calda e reserve. No liquidificador, bata bem os ovos. Eles vão ficar clarinhos e quase dobrar de tamanho. Os dois primeiros passos são o segredo do sucesso. Em seguida, acrescente o leite condensado, o leite e a baunilha e bata novamente. Despeje a mistura na forma e leve ao forno, em banho maria, na temperatura média, por 3 horas. Sim, tudo isso. Pra ter um pudim grande, de mesa de novela, é preciso esperar esse tempão, pelo menos no meu forno. Se preferir, faça meia receita, com 3 ovos, 1 lata de leite condensado e 1 de leite. Eu nunca resisto e sempre faço a receita completa só pra ter o prazer de comer um pudim grande.

Além de fazer primeiro a calda e bater somente os ovos antes dos demais ingredientes, outro segredinho é esquecer o pudim depois de pronto. Espere esfriar completamente antes de desenformar para evitar desmoronamentos. Eu faço um dia antes de servir e deixo ele dormir na geladeira. Para desenformar, acenda a chama do fogão e passe a forma pelo fogo durante alguns segundos para derreter a calda. Passe a faca ao redor da forma e, se notar que o pudim está solto, vire em um prato e prepare-se para momentos de puro glamour - não há nada mais maravilhoso do que admirar o pudim soltar da forma banhado pela deliciosa calda de caramelo.

Importante: nunca, jamais quebre os ovos direto no liquidificador. Sempre abra os ovos em um recipiente para ter certeza de que não estão estragados. Eu já perdi doces por descuido. A dica vale para qualquer receita.

14 comentários:

  1. Hummm q delícia. Comecei a te seguir no twitter por indicação do querido Carlinhos Grecco...ai passei a visitar esse blog delicioso. Esse recanto de maravilhas que lembram minha doce bisavózinha.
    Hj o texto veio mais especial, pq acabo de comer um pudim na lanchonete do Grupe Estado q pelo amor viu... vou mandar sua receita para eles.
    Abraços
    Norma Pocker

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Norma. O Carlinhos é uma pessoa maravilhosa. Fico muito feliz que nosso cantinho te desperte lembranças tão boas. Eu sou chata pra pudim de leite, acho que tem de ter o gostinho de leite condensado derretendo na boca pra ter graça.

    Obrigada pela visita e volte sempre.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Coitatinho do meu pudim "faixa de gaza",vou fazer um e colocar neste blog, alguem vai achar bonitinho cheic de furinhos beijinhos....

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo prima Lourdes, faça o "faixa de gaza" - onde já se viu só pq dona Jana faz um excelente, lindo, maravilhoso e espetacular pudim vai aacalhar com seu faixinha... faixinha essa que ela comeu durante anos...rs
    Põe aqui a foto do faixa de gaza... vou abrir um abaixo assinado em prol do tal faixinha.
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ah Bebel, sua palhaça, rs. Comi e ainda como. O faixa de gaza é uma delícia. O quebradinho é um charme que só ele tem, rsrsrsrs.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Pudim quebradinho é o que há...rsrs...é mais saboroso pois fica beemmmmmmmm banhado pela calda...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Voltei ao blog só pra dizer o seguinte: fiz em casa. Mais um sucesso de crítica e de público. Obrigada pela receita-dica do pudim. Valei cada caloria ingerida com prazer...rs.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você voltou, Claudia.
    Esse pudim é paixão nacional.
    Não tem erro.
    Em breve colocaremos o brigadeirão, que também é ótimo.

    Obrigada pelas visitas
    bj

    ResponderExcluir
  9. Se não cozinhá-lo em banho maria tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não abro mão do banho maria. Demora mais, mas ele distribui o calor e assa o seu pudim de maneira uniforme. Outra vantagem é não rachar e nem formar crosta, o doce fica cozido de maneira igual. Prove. E depois nos conte como ficou. Obrigada pela visita.

      Excluir
  10. adorei a receita
    mas por favor ,qual e o tamanho da sua forma,não tenho feorma de pudim faço na de bolo

    ResponderExcluir
  11. adorei a receita
    mas por favor ,qual e o tamanho da sua forma,não tenho feorma de pudim faço na de bolo

    ResponderExcluir
  12. ola boa tarde
    uma duvida tenho que usa essência de baunilha ?

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela receita, que maravilha. Foi muito bom saber que eu não sou a única doidinha que sonhava com um "pudim de novela" grande, alto e bonito além de delicioso é claro rsrsrs
    Muito obrigado por compartilhar essa experiência e receita com a gente. Bjss!!!

    ResponderExcluir