11 de janeiro de 2011

O tender que virou torta


A torta de legumes já é da família. Desde a infância, ela faz parte da nossa mesa. Tenho lembranças dos dias em que minha mãe tirava a torta quentinha do forno para o lanche. As cores e sabores da infância são difíceis de esquecer. Alguns anos depois, ela ainda está no cardápio desta casa. É o tipo de comida rápida, prática e deliciosa. Você pode escolher o recheio que quiser. Quando criança, comia muito com atum. Depois de crescida, confesso que prefiro com peito de peru, mas não abro mão dos tomates, da ervilha e do orégano, que dão um sabor todo especial ao prato. Dias atrás, metade de um tender estava sorrindo pra mim na geladeira. Ele virou torta e deu muito certo.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 3 colheres de sopa de queijo ralado
- 12 colheres de sopa de farinha
- 2 xícaras de leite
- 1 colher de sopa de fermento
- sal a gosto

Opções de recheio: tomate sem semente picadinho, cebola, ovos cozidos, atum, presunto, queijo, peito de peru, frango, ervilha, milho.

Eu usei meio tender, ervilha e tomate. Temperei com sal, pimenta do reino, azeite e orégano.

Modo de Fazer:

Misture os ingredientes escolhidos para o recheio e tempere com sal a gosto, pimenta do reino, azeite e ervas de sua preferência. Reserve.

Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Em uma forma untada com óleo, faça camadas alternadas de massa e recheio. Termine com a massa e, se quiser, polvilhe com queijo parmesão fresco ralado.

Leve ao forno, a 180 graus, por cerca de 40 minutos.

Se precisar de uma opção rápida para o lanche, vá em frente. Recomendo com louvor.

2 comentários:

  1. Olá, casal

    Segui a dica e fiz esta receita com o resto do meu tender. A única mudança é que tirei a farinha branca e coloquei farinha integral. Ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Fabíola. Fica outra dica interessante para quem prefere os integrais. Aqui, nesta casa, vale tudo.

    beijos e bom apetite

    ResponderExcluir