31 de janeiro de 2011

Para os dias de calor, salmão com alecrim

Refeição leve para um dia de calor na praia

Domingo, fizemos um bate e volta na casa dos meus pais, em Santos, para um almoço de família. No litoral, tinha um sol pra cada um como costumamos dizer. Fazia 34 graus em média. Fica difícil elaborar um cardápio com uma temperatura tão elevada. Minha sugestão foi um peixinho, legumes, vinho branco, coisa bem leve. A casa da família fica na Ponta da Praia, pertinho do popular mercado de peixe, que reserva opções variadas para todos os gostos e bolsos. A mãe, o marido e eu fomos às compras e decidimos pelo salmão que ganharia o acompanhamento de arroz branco, batata sauté e ervilhas na manteiga. Qualidade e bom preço são duas grandes vantagens de comprar peixe em cidades de praia. A visita ao mercado de pescados rende ótimos ingredientes, além de dicas valiosas dos vendedores que trabalham diariamente com frutos do mar.

Mercado de peixe na Ponta da Praia, em Santos. Vale a visita.
Preparamos o salmão com alecrim, uma erva excelente para peixes. É simples e rápido como toda cozinha deve ser em dias quentes. Corte o salmão em postas, usamos dois quilos para servir seis pessoas, regue com um fio de azeite, tempere com sal, suco de um limão e galhos de alecrim. Leve ao forno, em temperatura média, por 20 minutos. Não deixe assar demais para não ressecar o peixe.

Salmão temperado com azeite, limão, sal e alecrim.
Existem outras possibilidades de preparar salmão. Você pode investir em um molho de maracujá ou ainda num acompanhamento de alcaparras. Nós preferimos alecrim para preservar, ao máximo, o sabor do peixe. Além de assado, o salmão também fica delicioso grelhado ou cozido no vapor e servido com uma boa massa. 

Salmão assado, arroz branco, batata sauté e ervilhas na manteiga.
Fica a sugestão para os dias quentes deste início de ano. Nada como um bom peixe para amenizar os efeitos do calor. Uma refeição leve, saborosa e muito saudável.

2 comentários:

  1. Olá Janaína. O prato ficou muito bom também trocando o Salmão pelo Saint Peters. Sendo um peixe mais leve, o Alecrim deu um certo lastro ao prato. Acompanhado com batatas à mediterrânea fica muito bom, além de poder assar ao mesmo tempo que o peixe. Menos sujeira na cozinha !!! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Hummm...parece ótimo!! Com certeza irei fazer!!

    ResponderExcluir