21 de janeiro de 2011

Um clássico brasileiro - doce de abóbora


Desde pequena, sou apaixonada por esse quitute tipicamente brasileiro. O doce de abóbora sempre foi um dos mais presentes em nossa mesa. O bom é que podemos comer essa delícia a qualquer hora do dia. No café da manhã com torradas ou bolachas, no lanche da tarde, enroladinho com queijo prato ou casadinho com queijo minas e, por último, como sobremesa. Vocês podem me perguntar: sobremesa? Sim. Fica uma delícia em copinhos, enfeitado com lascas de coco ou cravos, pra comer de colher. É uma boa pedida para depois de um almoço leve ou tipicamente brasileiro, como a feijoada.

Ingredientes:

1 1/2 kg de abóbora
500 gr de açúcar
3 colheres de sopa de coco ralado
15 cravos

Modo de fazer:

Descasque e corte a abóbora em pequenos cubos. Coloque em uma panela grande com o açúcar. A abóbora vai soltar toda a sua água e cozinhar no caldinho doce. Mexa de vez em quando até a abóbora desmanchar. Quando o caldinho estiver secando, coloque o cravo e o coco ralado e mexa até que o doce desprenda da panela.

Há várias maneiras de preparar doce de abóbora. Tem quem goste em pedaços ou bem molinho. Eu gosto de doce com ponto, concentrado. Faça sua escolha e bom apetite.

Um comentário: