7 de fevereiro de 2011

Domingo é dia de brunch

Mesa de salgados para o Brunch.

O brunch é uma refeição tipicamente americana e combina elementos do café da manhã e almoço. Eu sou fã. Acho uma excelente opção para uma festividade doméstica. Nos Estados Unidos, a reunião é mais comum aos domingos, feriados e em datas comemorativas, quando acontecem as reuniões familiares, entre 10 e 14 horas, mas tudo é uma questão de adaptação. Nós, aqui no Brasil, não temos o costume de almoçar cedo aos domingos, um dia reservado para os pequenos prazeres da vida como encontrar amigos e familiares e se entregar à preguiça. Nada melhor do que uma mesa cheia de quitutes para celebrar o domingão.


Mesa de doces para o Brunch.

O brunch é o tipo de festa que exige um esforço para a preparação, mas depois de pronto é só curtir. O cardápio deve privilegiar comidinhas servidas no café e incluir alguns pratos salgados reservados para o almoço ou lanche. Diversificar é sempre o melhor negócio. O primeiro passo é definir o número de convidados e, em seguida, elaborar a lista de delícias. O brunch é o tipo de encontro que nos permite soltar a imaginação e combinar aquela toalha de renda da época da vovó com louças modernas e pratos fofos para doces. Reúna diferentes cestas de pães, forre com guardanapos de pano coloridos, use travessas ao estilo retrô e pratos de sobremesa mais modernos. A montagem da mesa também permite a apresentação de vários tipos de copos para refresco, cerveja, vinho e espumante. O segredo é deixar tudo à disposição dos convidados pra que eles tenham a liberdade de se servir. A graça da refeição está nos pequenos detalhes.


Pães, tortas, carne fria e tábua de frios.

O cardápio pode incluir pães variados como o francês, de leite, milho, preto, sírio, de forma. A dica é sempre pensar nos tipos de recheio que você pode oferecer. A manteiga e o cream cheese são obrigatórios. Queijos, presunto, salame, peito de peru, patês, além de doces caseiros como de abóbora e banana. Salgados como empadãotorta salgada, além de carnes frias para comer com pão também são ótimos para o brunch. Para a sobremesa, bolos ou cupcakes, um com jeito de café como o de cenoura e outro mais elaborado a exemplo do prestígio. Docinhos como de morango, brigadeiro e beijinho podem ser servidos em forminhas coloridas ou ainda em copinhos para comer de colher. Os quitutes gelados como pudim de leite, brigadeirão, pavê e manjar podem encerrar a refeição, seguidos de uma café bem quentinho, licor ou vinho do porto. Para beber, pense em sucos de fruta, chá mate com limão, refrigerantes, leite, café, água quente para chá e, se a turma for animada, cervejas, vinhos e espumantes.


Cupcakes e brigadeiros.

O último domingo foi absolutamente animado nesta casa, com um brunch bem gostoso para uma tarde  preguiçosa. Você também pode reunir os queridos em um domingo de sol para uma farra gastronômica. Deixe as festas tradicionais de lado e crie a sua própria bagunça. Nas próximas conversas, traremos algumas receitas gostosas para um brunch, inclusive um lindo bolo em formato de coração, presente dos amigos Diego e Lilian, que estão animados com as experiências na cozinha.

5 comentários:

  1. ahhhhhhhh que deliciaaaaaaaaaaaaaaa
    nem me convidouuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!
    eu quero um só pra mim.....

    ResponderExcluir
  2. Prima linda, primeiro engrosso o que disse a Claudia.. quero um só pra mim.
    E depois venho dizer que: FIZ OS BOLINHOS (CROQUETES) DA VÓ LUIZA!! E ficou show!!
    Tive uma ou mnelhor duas modificações... como tinha pouca carne moida na geladeira, coloquei uma cenoura ralada e um tomate sem semente.. segui o resto da receita e deu super certo!! um arroz branquinho e um quiabo refogadinho DELICIAAAA!!!
    BJS!!!

    ResponderExcluir
  3. Prima,

    Ela vai ficar toda orgulhosa que você fez o bolinho. Ótimas mudanças. Se você tivesse tirado foto, eu ia pedir pra colocar aqui...tá vendo como você tem jeito também. Coisa linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Jana,

    o brigadeiro de chocolate belga é de outro mundo! Sério, você PRECISA montar um negócio, porque não dividir esse dom de Deus que é sua cozinha seria injusto!

    Parabéns MESMO!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Roberta.

    Deus te escute. Adoraria levar doçura para outros lares. Mas enquanto isso não acontece, vou levando pequenas alegrias para a redação, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir