24 de janeiro de 2011

Bolo Dois Amores da Juju


Juju em momento puro glamour com seu bolo de aniversário.

Neste domingo, a Juliana Paiva, nossa colega de CBN e uma amiga muito querida, fez aniversário. A comemoração foi em uma chácara em Mairinque. Calor, piscina, futebol e o já tradicional churrasco. Juju é maluca por doces, especialmente pelos cupcakes de prestígio com merengue. Como teríamos de viajar, tava um calor danado e cupcake não combina muito com o clima de uma churrascada, pensei em unir os ingredientes preferidos da nossa aniversariante em um bolo comum.

O primeiro passo foi imaginar uma receita. Pensei em um bolo maravilhoso que garimpei há mais de dois anos para o meu chá de panela. Eu tinha de fazer um bolo grande e de chocolate, claro. A missão aqui era mais ou menos a mesma e a massa, eu já tinha. Minha intenção era fazer um bolo alto para cortar em três e colocar dois recheios diferentes. O primeiro e obrigatório, beijinho. Para um casamento perfeito, um brigadeiro. A cobertura? O merengue italiano que minha querida amiga tanto adora.

Bolo Dois Amores. Massa de chocolate e recheios de brigadeiro e beijinho.

Para fazer o bolo alto que eu estava imaginando, usei uma forma redonda, com 27 cm de diâmetro. Ficou bom, mas se usar uma de 25 ou 26 cm, vai ficar melhor ainda. Tudo decidido, eu precisava de um toque de glamour para combinar com a aniversariante. Simples. Umas gotas de calda de chocolate sobre o merengue e um efeito mesclado incrível. Charme na medida certa.


Merengue italiano com o charme do mesclado de chocolate.

Ingredientes para a massa:
- 6 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar sem parar de bater. Junte a farinha, o chocolate e o leite e bata novamente. Por último, coloque o fermento e apenas misture delicadamente, sem bater. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno, a 180 graus, por cerca de 40 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste.

Ingredientes e modo de fazer do recheio 1:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de coco ralado
- 1 colher de manteiga

Leve ao fogo baixo o leite condensado, o coco e a manteiga. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Este é o momento certo de desligar. Para o recheio, é interessante que o doce não fique com tanto ponto.

Ingredientes e modo de fazer do recheio 2:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de manteiga

Leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Como o primeiro recheio, o brigadeiro deve ficar cremoso, em ponto de recheio.

Ingredientes e modo de fazer da cobertura de merengue italiano:
- 220 gramas de açúcar
- 80 ml de água
- 2 claras

Ferva o açúcar e a água por 5 minutos, sem mexer. Bata as claras em neve firme. Baixe a velocidade da batedeira e despeje a calda em fio. Bata durante 10 minutos, até que o merengue fique firme e esfrie.

O último registro antes do desaparecimento do bolo. Se tiver pistas, pagamos resgate

Montagem do Bolo:

Espere o bolo esfriar, desenforme e, com uma faca grande, corte delicadamente em três partes. Regue o primeiro disco de bolo com umas colheradas de leite morno ou guaraná, coloque o beijinho e cubra com o segundo disco. Regue novamente e despeje o brigadeiro. Finalize com a terceira parte de massa e regue mais uma vez. Espalhe o merengue com uma espátula e, depois, faça ondas com as costas de uma colher. Quanto mais irregular, mais bonito vai ficar. Por último, pingue algumas gotas de calda de chocolate (pode ser calda para sorvete ou um chocolate do tempo do onça chamado Brown Cow, que eu usei aqui) e, com as costas da colher, vá manchando o merengue de modo que ele fique mesclado.

Sugestão para aniversários, chás de panela e de bebê ou para uma noite festiva com os amigos. O sucesso é garantido.

17 comentários:

  1. oi pessoal....
    este bolo esta com uma cara otima e com certeza muito gostoso conheço muito bem que faz...
    Mas quero um igual aqui....

    ResponderExcluir
  2. E eu não acredito que não comi esse bolo! Deu água na boca! bjo Fabi

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a quantidade de ovos para a massa , pois a receita não os especifica .
    Agradeço a atenção
    Claudia Campolim
    Curitiba PR

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia, tudo bem?

    Desculpe nosso erro. Os ovos passaram e nem vimos, rs. São seis ovos para a massa. Receita corrigida.

    Obrigada pela visita e pela observação.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Essa massa não vai margarina/manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Essa massa é muito leve, aerada, própria para rechear e cobrir. Não precisa de adição de gorduras como a manteiga, por exemplo. Aqui, a umidade vem dos ovos.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  6. se eu por 3 xicaras de açucar nao vai estragar o bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Geralmente, as receitas de doces devem ser seguidas à risca, pois qualquer mudança de ingrediente pode influenciar no resultado final. Açúcar demais pode deixar o bolo pesado e dificultar o crescimento. Se quiser uma massa mais doce sugiro que use achocolatado. Outra opção é regar o bolo pronto com guaraná ou uma mistura de leite morno com açúcar. Essa massa é bem simples mesmo para que você possa ganhar o sabor no recheio e na cobertura.

      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Excluir
  7. Adorei a receita e uma delicia .

    ResponderExcluir
  8. aiiiiiiiiiii eu acho que vou conseguir tomara que sim ta muito bonito mais e obrigatorio ter batedeira o pode ser o liquidficador

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Se você quiser e estiver disponível para um bom exercício de braços, pode fazer a massa do bolo à mão. O liquidificador não vai nos dar o mesmo resultado, em função das claras em neve que precisamos para uma receita fofa. De qualquer forma, a batedeira é necessária para o merengue. É um eletrodoméstico muito útil e tem opções bem simples pra o dia a dia. Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  10. oi já fiz está receita e deu certo fica uma delicia.

    ResponderExcluir
  11. Olá, não percebo uma coisa, é uma pergunta bem básica, mas cá vai: a receita diz para colocar o segundo disco de bolo, juntar colheres de calda e depois o recheio de brigadeiro preto... mas ao fazer assim, não vou estar a estragar o recheio de coco que já tinha sido colocado? A calda do segundo disco não cai para o recheio do coco deixando-o "aguado"? Obrigada

    ResponderExcluir