6 de janeiro de 2011

Brownie de Avelãs e Amêndoas

Uma das coisas mais bacanas da cozinha é fazer uma receita com os ingredientes que temos em casa. Nas festas de fim de ano juntamos a família toda aqui no apartamento. Desde que começamos nossos natais em casa, optamos por fazer a ceia e pedir para os familiares bebidas e frutas, frescas e secas. Neste ano, sobraram muitas avelãs, castanhas e amêndoas. Eu tava de olho nas castanhas pra fazer meu doce, mas o Marcos foi mais rápido e usou na farofa que, por sinal, ficou ótima. Fiquei com avelãs e amêndoas e corri para o meu livro de receitas.

Algumas pessoas dispensam as anotações, mas elas fazem parte do meu ritual culinário. Adoro folhear meu receituário, sujar as páginas de farinha, ter as lembranças das experiências que já fiz. E sonho, um dia, presentear as minhas filhas com os meus livros de receita. O doce escolhido foi o brownie de chocolate da chef Carole Crema, uma das minhas musas da pâtisserie. Fiz as minhas adaptações e ficou ótimo.


Ingredientes:

- 200 gr de manteiga sem sal
- 100 gr de chocolate ao leite (usei chocolate para cobertura da Nestlé, aquele dos frades)
- 100 gr de chocolate amargo (usei o Amaro da Lacta)
- 100 gr de açúcar refinado
- 250 gr de açúcar mascavo
- 4 ovos
- 250 gr de farinha de trigo
- 150 gr de nozes picadas (usei 100 gr de avelãs e 50 gr de amêndoas picadas grosseiramente)

Modo de fazer:

- Derreta o chocolate com a manteiga. Você pode fazer o processo no microondas e parar a cada 30 segundos para evitar que o chocolate queime. Adicione o açúcar refinado e o açúcar mascavo e misture. Coloque os ovos e volte a misturar. Por último, adicione a farinha e mexa até formar uma mistura homogênea. Incorpore as avelãs e amêndoas e despeje a mistura em uma forma forrada com papel manteiga. Eu já testei em algumas formas e adotei a quadrada. Leve ao forno a 180 graus por 25 minutos.

Fique de olho para não passar do ponto e ficar um bolo comum e sem graça. A superfície deve estar seca e quebradiça e o meio úmido e cremoso.

4 comentários:

  1. Ai meu Deus, vai começar as tentações!!!!!
    Jan, coloca a receita ods "Avalanches Cakes", lembra? Delíciaaaaaaa...rs
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Bom, temos um problema e só vc pode resolver....
    faz um desses pra mim e envia pra Jandira... É facil .. Jandira.. prefeito... coluna policial..rs
    não serve eu fazer, tenho de ganhar.
    bjsss e desde já agradeço o envio..rs

    ResponderExcluir
  3. Jana, esse blog é um perigo para a silhueta! Esse brownie deve ser de comer rezando...

    ResponderExcluir
  4. Bom, acho melhor vc já reservar esta delícia para qdo conseguirmos nos juntar, ok? E como bem lemb rou a Van, avalanches cakes tbm.....
    Bjksssssssssssssss

    ResponderExcluir