26 de janeiro de 2011

Empadão de Frango


Empadão de frango
Tem coisa mais reconfortante do que um empadão bem quentinho? Atendendo aos pedidos do marido, preparei a torta de frango, alegria das festividades domésticas, para o jantar desta terça-feira. A receita foi garimpada na internet. Um ingrediente aqui, outro ali, e nasceu um dos quitutes mais pedidos desta casa. Como bem lembrou Marcos, testei o preparo do empadão num sábado que ficamos em casa, curtindo uma preguiça em frente à televisão. Desde então, ele é obrigatório em todo encontro de amigos que fazemos por aqui. Geralmente, deixo para assar o quitute por último, com o tempo certinho de tirar do forno e espalhar o cheirinho pela casa para receber as visitas com o empadão ainda morninho. Quanto mais fresquinho, melhor. Prova do sucesso é que familiares e amigos vivem pedindo a receita. Ao contrário da maioria das pessoas, eu A-D-O-R-O passar as anotações adiante. Não tenho essa mania de exclusividade. Outro dia, vendo um dos muitos programas de culinária que costumo acompanhar, ouvi um chef dizer que a mesma receita pode ser feita de muitas maneiras. Afinal, cada um tem o seu jeito de cozinhar. Arte? Ciência? Não sei. Para mim, cozinhar é poder estar mais perto de quem eu gosto. Já dizia Mia Couto, "Cozinhar é um modo de amar os outros".


Preparando o refratário. Uma das dicas para decoração é fazer estrelinhas  
 Ingredientes/Massa:
- 400 gramas de farinha de trigo
- 200 gramas de manteiga gelada
- 1 ovo inteiro e 1 gema batidos
- 6 colheres de sopa de leite
- sal a gosto
- 1 gema para pincelar a massa

Ingredientes/Recheio:
- 500 gramas de peito de frango
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de azeite
- salsinha picada
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de ervilha
- 2 cubos de caldo de galinha
- 1 colher bem cheia de farinha
- 250 ml de molho de tomate (nós usamos o da caixinha porque ele entra aqui apenas para dar uma cor)
- sal
- pimenta do reino moída

Modo de preparo:

Massa: misture em uma tigela, o trigo e a manteiga até que vire uma farofa. Acrescente os demais ingredientes e trabalhe bem até que fique uma massa lisinha. Embrulhe em papel filme e ponha na geladeira por 30 minutos. Use metade da massa para forrar o refratário ou assadeira de fundo removível e a outra para cobrir o recheio. Pincele com gema e leve ao forno médio já aquecido por 40 minutos ou até dourar.

Dica da casa: Separe um pouquinho da massa para a decoração. Corte estrelinhas, corações, flores e o que mais a imaginação mandar com cortadores de biscoito. Ah, abra a massa sempre um pouquinho maior do que a medida do refratário ou forma para virar uma bordinha. Eu uso um refratário de vidro com 25 cm de diâmetro. Uma comida bem apresentada é sempre sucesso garantido.

Recheio: cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Numa panela, coloque o azeite e frite a cebola. Coloque o alho e frite mais um pouco. Acrescente o frango desfiado. Dissolva os cubinhos de caldo de galinha em 1/2 xícara de água quente e junte ao refogado. Coloque a farinha e mexa sem parar até ficar com uma aparência bem cremosa. Junte os demais ingredientes e o molho. Deixe apurar e secar um pouquinho e apague.

Importante: Faça o recheio primeiro e deixe esfriar para colocar sobre a massa.

Empadão quentinho já pronto para ser devorado.

Mais uma dica da casa: você pode substituir o frango por camarão. É só trocar o caldo pelo de camarão também. O resto é absolutamente igual. Nós já fizemos a noite do empadão e servimos os dois. Fica como outra ideia.

Se tiver os ingredientes em casa, você já pode fazer para o jantar. Eu comecei a receita ontem, mais ou menos, neste horário.

2 comentários:

  1. Jana, me leva um pedaço.... please!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PRIMA AMADAAAAAA.. .Presta atenção, temos que colocar um horário para ler esse blog... PROIBIDO LER QUANDO ESTAMOS COM FOME.. CENSURADO!!
    São 18:45, estou na serralheria com o estomago nas costas (quase literalmente..) e resolvi dar uma passadinha aqui. RESULTADO O POBRE ESTOMAGO AGORA GRITA!!...RS
    E tirei uma conclusão a paixão pela culinária não é hereditária.. detesto cozinhar...rs Mas aceito de bom grado que façam pra mim (isso não seria uma indireta, mas acho que o sedex 10 aceita postagem culinária..rs)
    bjsss meus primos queridos!!

    ResponderExcluir