17 de janeiro de 2011

Jantar Italiano


As festas de fim de ano nem bem terminaram e a casa continua em comemoração. Em janeiro, tem aniversário do marido. Já é tradição. Todo ano tem um jantarzinho especial, dentro ou fora de casa. Marcos é louco por massa e, invariavelmente, as cores da Itália fazem parte da mesa. Neste ano, o pedido do aniversariante foi simples: uma lasanha e um bolo prestígio. A tarde foi longa, mas as tarefas foram finalizadas com tempo de sobra. Recentemente, fomos a uma cantina e provamos uma entradinha que tinha tudo a ver com o jantar de aniversário, torradinhas de alho. Ao pensar no cardápio, logo me lembrei dessas delícias e de um patê de parmesão com salame de um empório perto de casa, a famosa loja do Júnior, uma tentação para amantes de massas, queijos e vinhos. Para acompanhar a lasanha, uma saladinha colorida e fresca. Vinhos nas taças e um brinde ao novo ano de vida.

Torradinhas de Alho:
Em uma forma, coloque as fatias de um filão de pão italiano, regue com azeite e acrescente 3 dentes de alho bem picadinhos. Finalize com orégano e mais um fio de azeite. Leve ao forno por 10 minutos ou até sentir o perfume tomar conta de sua cozinha.

Salada:
Junte folhas de alface crespa, rúcula e agrião. Para completar os tons de verde, tomatinhos cereja e mussarela de búfala.

Lasanha:
250 gramas de massa para lasanha cozida em água e sal. Cozinhe por 7 ou 8 minutos. Lembre-se que a massa será finalizada no forno.

Molho:
Refogue em uma panela média, com um fio de óleo, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas, 1 cebola pequena cortada em cubinhos e 2 dentes de alho picados. Acrescente 500 ml de molho de tomate, três folhinhas de louro e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe apurar. Por último, coloque as ervas de sua preferência. Eu usei manjericão.

Montagem:
Em um refratário, coloque uma camada de molho, uma de massa, uma de mussarela e presunto (opcional. nós gostamos muito de presunto na lasanha). Repita o processo até terminar. Finalize com parmesão fresco ralado e leve ao forno, em temperatura média, pra gratinar.

Um comentário:

  1. Meu Deus, quanta tortura... e o pior é que continuo lendo...rs

    Não seria eu se não brincasse, né?
    A verdade é que estou super orgulhosa de você (TU SABE QUE TU É MEU ORGULHO!!...rs) Ainda tenho o sonho de pentear teu cabelo pra que vc possa dizer BOA NOITE!! e ver nossos nomes nos créditos do jornal nacional!!! SUCESSO!!
    Bom, mas a verdade verdadeira é: VC É INCRIVEL!!! e o Marcos foi de Deus pra vc. Almas gemeas!! Leio e viajo em cada palavra, sejam elas escritas por vc ou por ele. E surge em minha mente os cheiros e gostos da nossa infância.. e que infância mais rica e saborosa!!!
    Como diria alguem que eu conheço "FILHINHA" muito sucesso pra vocês!!
    AMO!!

    ResponderExcluir