19 de janeiro de 2011

No cardápio de hoje, cupim


Não existe carne de segunda. O que existe é boi de segunda. Você pode achar a afirmação engraçada, mas ela é verdadeira. Como vimos no post da costela, qualquer carne bem feita pode ficar maravilhosa.
Na churrascaria, ela é amada ou odiada, não existe meio termo. Nós amamos. Em casa, vira e mexe, fazemos. Sem culpa.
Costela, rabo, paleta, peito e uma das minhas favoritas, cupim. Vilã nos consultórios de cardiologistas, a dita cuja é uma das carnes mais suculentas e saborosas do boi e fica nas costas do animal. A localização explica o alto índice de gordura marmorizada no meio deste corte bem suculento.
O cupim requer um pouquinho de paciência. É preciso cozinhar a carne na pressão para reduzir a gordura e, depois, grelhar ou levar ao forno.

Hoje, tive uma brilhante ideia para o jantar. "Janaína, vou fazer cupim", anunciei. Fomos ao Sacolão Higienópolis, onde é tudo muito fresco.  Lista de compras: 1 kg e meio de carne, um pimentão verde, dois tomates italianos. Os demais ingredientes tínhamos em casa.
A receita é simples, bem simples.
- 1 kg e 1/2 de Cupim
- 1 pimentão verde
- 2 tomates
- 1 cebola média
- 5 dentes de alho
- azeite
- sal a gosto
- pimenta do reino preta moída
- 1 cálice de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa de amido de milho
Modo de preparo:
Corte grosseiramente os legumes e coloque no fundo da panela de pressão. Junte o azeite, o sal e a pimenta e, por fim, o vinho e a água até cobrir a carne.
Coloque na pressão por 1hora.
Retire da pressão. A carne estará bem macia. Passe para uma assadeira e deixe em forno médio por 10 minutos.
Pegue o caldo com os legumes bem macios da panela e passe pela peneira. Deixe ferver por 5 minutos. Em um copo, junte 3 dedos de leite e uma colher de amido. Acrescente ao molho e misture até engrossar.
Pronto. Retire do forno, fatie, regue com o caldo e sirva com arroz branco, risoto ou até batatas.
Essa receita dá para 4 pessoas sem fome ou para duas bem famintas e apaixonadas por Cupim.

3 comentários:

  1. Este é meu filhão alem de participar deste blog, Faz um jantar gostoso em plena quarta-feira com jogo na telinha, tudo bem não é o São Paulo que está jogando.Da para mandar um pedaço pela internet?
    Não briga brincadeira é a sogrinha....
    bjos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  2. O pior é que o SPFC tá jogando sim, mãe. Só não tá passando na Globo. Mas estamos aqui, firmes e fortes, além de muito "felizes", esperando a narração dos gols. Que puxa!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. São 8h50 da manhã e eu já fiquei faminta, de ver tantos pratos saborosos feitos por vcs. Acabei de descobrir o blog e fucei os posts anteriores. Parabéns. Está lindo! beijos

    ResponderExcluir