18 de janeiro de 2011

O churrasqueiro de plantão e os segredos da costela bovina

Há algumas semanas, nos reunimos na casa dos amigos Juliana e Anselmo. A ideia era comemorar o fim de 2010. Churrasqueira reservada. A primeira tarefa e, uma das mais difíceis, foi dividir os comes e bebes entre os presentes. Trocamos e-mails e chegamos a um acordo. Quantidade e tipos de carnes definidos (isso é um assunto para outro post) precisávamos de um “plus”. Costela! Demorada? Difícil? Gordurosa? Tudo isso é verdade, mas, se bem feita e bem escolhida, é maravilhosa.
Juliana assumiu a responsabilidade pela compra. Uma boa costela bovina custa entre R$8 e R$12, o quilo. Mais do que isso? Um absurdo. Menos? Desconfie.
A costela comprada tinha aproximadamente 4 kg. Primeira dica: quanto mais gorda, melhor. Não entenda gorda como gordurosa. É preciso ter carne. Para se ter uma idéia, depois de assada por algumas horas, a costela perde cerca de 30% do seu peso. Juntando a isso, mais 20% de ossos, nos restam apenas 2kg.

Na hora da compra, valem as dicas que todo mundo conhece.
- Comprar em um açougue confiável. O açougueiro tem que ser nosso melhor amigo.
- Evitar a compra em supermercados. Eles precisam manter o estoque e, por isso, armazenam por muito tempo a carne.
- Sair correndo de carne congelada. Isso não significa que não podemos congelar a carne, mas comprar congelada, só numa hora de desespero.
Mais uma sugestão antes de começar o churrasco: se ele for no domingão, compre a carne no sábado ou na sexta, nunca mais de 3 dias antes da comilança.

 No dia da festa, retire a carne da geladeira 7 horas antes da chegada dos convidados. Uma hora depois, tempere com sal grosso. Tem que ser sal grosso. Isso basta. Uma hora mais tarde, acenda a churrasqueira.
Espalhe o carvão na churrasqueira, use álcool em gel ou fluído. Depois do carvão em brasa, faça um teste simples. Coloque a mão a 5 cm do fogo e conte até cinco. Se suportar mais do que isso, está muito frio. Se não agüentar, está quente demais.
Brasa pronta. Prepare a carne. Enrole a costela em papel alumínio ou em celofane para culinária. Meça 20 centímetros entre o carvão e a grelha e coloque a costela com os ossos virados para baixo.
Mantenha o carvão em brasa e conte aproximadamente 1 hora por quilo de carne. Uma peça de 4 kg vai ficar virada com o osso para baixo por 4 horas. Depois, mais 20 minutos por quilo, com o osso para cima, e sem o papel alumínio.
Fácil, não? Em 5 horas, sua costela estará pronta. Suculenta, ao ponto, macia e com pouca gordura.


Eu amo costela por ser uma das partes mais irrigadas do corpo do boi. É uma das mais saborosas. Além do custo/beneficio ser o maior entre as carnes.
Confira o preço médio dos cortes de carnes:
Picanha - 30 reais o kg
Filé mignon - 29 reais o kg
Contra-filé -20 reais o Kg
Alcatra ou maminha - 18 reais o Kg
Costela bovina - 10 reais o kg
Viu?  Vale esperar e investir seu tempo em uma deliciosa costela. Da nossa, não sobrou um osso pra contar história.  



12 comentários:

  1. Uau, é também minha carne preferida....que sabor e com boa companhia, nem se fale!!
    Abraço.
    @angieso

    ResponderExcluir
  2. Não é uma tentação, Angela? A gente também adora.

    ResponderExcluir
  3. Não aceito não como resposta, pois eu NECESSITO dessa costela......
    Babei!!!
    Bjkssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Ei, Jana. Putz, acompanhar seu blog é tensu viu?! rs Esses cupcakes me deixam com água na boca. Agora vem essa costela suculenta. Vou te mandar por email uma receita de um molho verde para vc fazer e experimentar...rsrs depois me conta...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não se pode visitar o blog perto da hora do almoço. É covardia.

    ResponderExcluir
  6. Salgar/temperar a carne com 05 horas de antecedência do Churrasco? Vc tá falando da costela né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a carne não pode ir completamente gelada para a brasa, por isso as 7 horas de antecedência. Uma hora para ficar na temperatura ambiente, mais uma hora temperada e o restante na brasa. Aproximadamente 1 hora por kg de carne. Abraços e obrigado

      Excluir
  7. Boa tarde pessoal... muito boa as dicas!!! Estou pensando em vender costela aos sábados, alguém poderia me dar uma dica de preço pra vender? Pois irei comprar por a 8 reais o kg

    ResponderExcluir
  8. Kkkk. A Angela já quer outras coisas. Kkk

    ResponderExcluir
  9. estou lendo isso em 2021, aonde comprei a costela de 4kg a 19,99 Kg haha , estava bem bonita , vou fazer sabado no meu aniversario. ela é bem parecida com essa sua da foto.

    ResponderExcluir