Banana + chocolate = tortinha com gosto de infância. |
Certos pratos nos lembram a infância e nos dão uma sensação maravilhosa de conforto, carinho, aconchego. A torta crioula de banana é um passaporte para o passado. Na memória, a mesa arrumada com toalhas floridas e coloridas, o café com leite quentinho, os primeiros passos na cozinha. A torta de banana com chocolate foi um dos primeiros quitutes que aprendi a fazer. É um convite para uma farra com os pequenos na cozinha, não precisa de batedeira, nem liquidificador, não requer pratica, nem experiência com doces. É simples e agrada até os paladares mais exigentes. Se tiver algumas bananas esquecidas na fruteira, arrisque fazer essa torta, cortar em quadradinhos, bem ao estilo anos 80, e servir para os queridos no café da manhã ou lanche da tarde. Tem gosto de férias, de tardes no campo, de família reunida.
Uma excelente sugestão para o café da manhã ou lanche da tarde. |
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de chocolate (pode ser achocolatado)
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento
- 8 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas
- 4 ovos batidos
- 1/2 xícara de conhaque ou guaraná
- canela e açúcar
Modo de Fazer:
Em um recipiente, junte farinha, chocolate, açúcar, manteiga e fermento. Mexa bem e reserve. Em outra tigela, coloque as bananas e regue com conhaque ou guaraná, se for servir para crianças também. Na assadeira, não precisa untar, coloque uma camada dos ingredientes secos e outra de bananas até terminar. Bata os ovos e despeje sobre o preparo. Polvilhe com açúcar e canela. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos ou até fazer o teste do palito.
Quadradinhos de torta polvilhados com canela. |
Forma retangular: 32 cm x 22 cm.
Dica da Casa: não deixe a torta assar demais pra não ter uma massa seca e sem graça. No teste, o palito ficará úmido, nem seco, nem sujo de massa de chocolate.
Se quiser, pode servir a torta como sobremesa daquele almoço gostoso de final de semana, acompanhada de uma bola de sorvete de creme.
Nossa, Jana, vc se supera a cd post. Essa torta é de dar água na boca! bjo Fabi Novello
ResponderExcluirLetícia diz que está difícil de guardar a Quaresma desta forma. Logo com chocolate!
ResponderExcluirEstamos fazendo uma pizza de tabuleiro com massa caseira. Enquanto isso olhamos o blog. Bem que essa Torta Crioula podia ser nossa sobremesa.
Obrigada, Fabi.
ResponderExcluirTenho certeza que você ia adorar essa torta.
Tem aquele gostinho de chocolate que a gente adora.
beijos
Willians,
ResponderExcluirTo sofrendo pela Letícia com essa promessa, sem chocolate até a Páscoa. Mas, neste caso, tem de pensar que o esforço é válido.
Nossa, depois me conta dessa pizza. Que delícia.
Para recompensar, vou colocar o festival de bruschettas que fizemos aqui ontem...fala pra ela que tenho certeza que vai adorar.
beijos nos dois.
Jana, buenos dias!
ResponderExcluirSou da turma dos salgados, mas realmente tá dando água na boca.
Lista para fazer:
( X )Salmão com Alecrim;
( )Bolo de fubá;
( )Bruschettas.
Thiago, você é quase um chef.
ResponderExcluirSeu salmão ficou lindo!!!
Faz a torta que a Rê vai adorar.
E me manda aquela foto do salmão...e me conta como você deciciu fazer o prato para o jantar...vai entrar no blog.
Que orgulho!
bjs
Gente, fiquei hiper feliz em encontrar esta receita. Tenho 45 anos e a fazia quando tinha 14 anos.Minha mãe trabalhava fora e eu comprava os ingredientes em um barzinho perto de casa e anotava a conta em uma caderneta. Procurei durante muito tempo esta receita pq ela vinha anotada em uma caixinha de chocolate. Enfim, realmente muito feliz. Vocês são abençoados e abençoadores. Bjs
ResponderExcluir