16 de março de 2011

A noite da panqueca

Panquecas: carne e quatro queijos.

Depois de semanas de ensaio, enfim comemos panquecas. Há alguns dias estávamos morrendo de vontade de fazer essa delícia. Aproveitamos a noite de hoje e trocamos as funções na cozinha. Marcos colocou a mão na massa e eu fiquei de fotógrafa. Nos divertimos pra valer. A grande brincadeira era clicar o chef jogando os discos de panqueca para o alto com a frigideira. A regra do jogo: contar até 3 para armar a câmera e fazer manobras descontroladamente até a máquina captar os movimentos da massa no ar. A cozinha tem dessas coisas, só vale a pena se for divertida. Usamos os ingredientes que tínhamos em casa para fazer os recheios. Carne moída e queijos (mussarela, parmesão, gorgonzola e cream cheese). Não  preciso nem dizer que a noite foi maravilhosa. Cozinhamos juntos, fizemos a maior farra e o jantar ficou uma delícia. Panqueca é comida boa pra vida inteira.


O resultado da brincadeira. A foto não ganha prêmio, mas é engraçada.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 1/2 xícara de leite
- 1 colher de óleo
- 3 colheres de sopa cheias de amido de milho
- 4 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
- 1 pitada de sal

Modo de Fazer:

Em um recipiente coloque todos os ingredientes e bata com um fouet até obter uma mistura homogênea. Se preferir, prepare a massa no liquidificador. Deixe descansar por 30 minutos.

Coloque um fio de azeite em uma frigideira e espalhe com um papel toalha para retirar o excesso. Com a ajuda de uma concha, despeje a massa na frigideira e vá girando para espalhar a mistura. Mantenha o fogo na temperatura média. A massa vai começar a soltar pelas pontas e, quando estiver dançando na frigideira, está na hora de virar. Cuidado para não deixar a panqueca muito grossa. A massa fininha é mais gostosa.


Nosso jantar.

Recheio 1:
- 500 gramas de carne moída (acém, paleta, peito)
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 folha de louro
- sal
- pimenta
- 1 ovo cozido

Modo de Fazer:
Em uma panela, faça um refogado simples, porém bem temperado. Frite a cebola, o alho e coloque a carne. Deixe ela soltar o seu suco. Acrescente louro, sal e pimenta a gosto. O preparo deve ficar bem sequinho. Finalize com ovo cozido picado e, se gostar, azeitonas verdes.

Recheio 2:
150 gramas de mussarela picada
50 gramas de parmesão fresco ralado
50 gramas de gorgonzola picado
1 colher de sopa cheia de cream cheese

Modo de fazer:
Em um recipiente, misture todos os queijos e tempere com um pouquinho de pimenta do reino.

Molho:

O molho de hoje foi muito simples. Em uma panela com um fio de azeite, refogue 1 cebola pequena cortada em cubinhos e 2 dentes de alho picados. Acrescente meia caixa de polpa de tomate, 2 folhas de louro, 2 colheres de sopa cheias de orégano, sal e pimenta a gosto. Deixe apurar por alguns minutos e reserve.



Panquecas prontas para gratinar.

Montagem das panquecas:

Coloque o recheio na ponta do disco da panqueca e enrole a massa bem apertadinha para não abrir. Repita o processo até o fim. No refratário, faça uma caminha de molho, acomode as panquecas e cubra com o restante do molho. Finalize com parmesão fresco ralado e leve ao forno médio por 20 minutos ou até gratinar.

Sirva com arroz branco.
Rendimento: 12 panquecas (6 de carne e 6 de quatro queijos)

Um comentário:

  1. A mais doce lembrança da infancia: panquecas de carne moída e a maravilhosa de leite condensado. SIMPLES E DELICIOSA!!!

    ResponderExcluir