Biscoitinhos da vó Luiza, feitos pela neta. |
Eu nunca me atrevi a fazer o quitute porque o segredo devia ser a experiência da vó Luiza, a mão boa pra doce e o jeito de preparar. De uns tempos pra cá, fiquei com vontade de experimentar. A base da receita é da Palmirinha, mas o jeito de fazer é de família. Ontem, aproveitei que o Marcos saiu para renovar a carteira de motorista e fiz uma bagunça com farinha, massa, rolos, cortadores e goiabada na cozinha. No meio do processo apareceu uma dúvida e passei a mão no telefone para ligar para D. Luiza: "vó, to fazendo corninho, precisa untar a forma?". Ela atenciosamente respondeu: "não filhinha, ele já tem gordura suficiente, tá fazendo com a gordura vegetal, aquela branquinha, né?". Sim, era com a gordura vegetal.
Achei que eles ficaram mais gordinhos, com a goiabada mais derretida e já amarrei um bico antes de provar. Porém, quando mordi o biscoitinho ainda quente me veio à memória as tardes na casa da minha mãe e isso quer dizer que alguma coisa certa eu fiz.
Quentinhos ainda... |
- 500 gramas de farinha
- 250 gramas de gordura vegetal
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 40 gramas de fermento para pão (2 envelopes de fermento seco)
- 250 ml de leite morno
- 400 gr de goiabada (cortada em retângulos compridos e finos)
Modo de Fazer:
Em um recipiente, coloque a farinha, a gordura vegetal, o açúcar, o sal, o fermento e o leite morno. Misture até obter uma massa homogênea, que desgrude das mãos. Eu precisei e, certamente, você também vai precisar de mais farinha. Sove a massa em uma superfície lisa e enfarinhada.
Com a ajuda de um rolo, abra a massa bem fininha e modele quadradinhos, com um cortador ou uma faca. Não tem tamanho certo, depende do gosto e da ocasião. Se quiser biscoitinhos mais delicados, faça quadrados menores ou, se preferir uma coisa mais rústica, aumente o tamanho.
Coloque um pedaço de goiabada no centro e em diagonal e una as pontas da massa, como em um envelope, uma por cima da outra.
A bagunça da farinha. |
Cuidado com a temperatura do forno. O biscoito geralmente demora de 20 a 30 minutos para assar. Nos primeiros 10 minutos, mantenha o forno em 180 graus e depois diminua um pouco para não correr o risco de o biscoito queimar por baixo. Eu sempre deixo uma forma vazia na grade de baixo do forno para segurar um pouco o calor e funciona.
Rendimento: cerca de 90/100 biscoitos. Separe uma parte para levar de presente para os amigos, eles vão adorar.
delícia!
ResponderExcluirmeu Deus!! Isso é um manjar!(manjar opção de post..rs)
ResponderExcluirBJS!