17 de março de 2011

Os biscoitinhos de goiabada da Vó Luiza


Biscoitinhos da vó Luiza, feitos pela neta.
A terça-feira foi dia de experiência na cozinha. Desde criança devoro os biscoitinhos de goiabada da vó Luiza, um dos melhores docinhos da face da terra. Uns chamam de goiabinha, outros de beliscão, lá em casa eles são corninhos, apelidados por D. Luiza. Uma coisa é certa, quando ela aparece carregada de saquinhos de biscoito a alegria é geral. Até meu pai, que não gosta muito de doce, se anima. Tem gente que come na hora, outros esperam um momento mais sossegado pra degustar, dá até briga.

Eu nunca me atrevi a fazer o quitute porque o segredo devia ser a experiência da vó Luiza, a mão boa pra doce e o jeito de preparar. De uns tempos pra cá, fiquei com vontade de experimentar. A base da receita é da Palmirinha, mas o jeito de fazer é de família. Ontem, aproveitei que o Marcos saiu para renovar a carteira de motorista e fiz uma bagunça com farinha, massa, rolos, cortadores e goiabada na cozinha. No meio do processo apareceu uma dúvida e passei a mão no telefone para ligar para D. Luiza: "vó, to fazendo corninho, precisa untar a forma?". Ela atenciosamente respondeu: "não filhinha, ele já tem gordura suficiente, tá fazendo com a gordura vegetal, aquela branquinha, né?". Sim, era com a gordura vegetal.

Achei que eles ficaram mais gordinhos, com a goiabada mais derretida e já amarrei um bico antes de provar. Porém, quando mordi o biscoitinho ainda quente me veio à memória as tardes na casa da minha mãe e isso quer dizer que alguma coisa certa eu fiz.

Quentinhos ainda...
Ingredientes:
- 500 gramas de farinha
- 250 gramas de gordura vegetal
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 40 gramas de fermento para pão (2 envelopes de fermento seco)
- 250 ml de leite morno
- 400 gr de goiabada (cortada em retângulos compridos e finos)

Modo de Fazer:

Em um recipiente, coloque a farinha, a gordura vegetal, o açúcar, o sal, o fermento e o leite morno. Misture até obter uma massa homogênea, que desgrude das mãos. Eu precisei e, certamente, você também vai precisar de mais farinha. Sove a massa em uma superfície lisa e enfarinhada.

Com a ajuda de um rolo, abra a massa bem fininha e modele quadradinhos, com um cortador ou uma faca. Não tem tamanho certo, depende do gosto e da ocasião. Se quiser biscoitinhos mais delicados, faça quadrados menores ou, se preferir uma coisa mais rústica, aumente o tamanho.

Coloque um pedaço de goiabada no centro e em diagonal e una as pontas da massa, como em um envelope, uma por cima da outra.

A bagunça da farinha.
Dica de vó: use clara de ovo para juntar a massa. Com esse truque e uma apertadinha básica o biscoito não vai desgrudar ao assar. Antes de servir, polvilhe açúcar, eles ficarão lindos.

Cuidado com a temperatura do forno. O biscoito geralmente demora de 20 a 30 minutos para assar. Nos primeiros 10 minutos, mantenha o forno em 180 graus e depois diminua um pouco para não correr o risco de o biscoito queimar por baixo. Eu sempre deixo uma forma vazia na grade de baixo do forno para segurar um pouco o calor e funciona.

Rendimento: cerca de 90/100 biscoitos. Separe uma parte para levar de presente para os amigos, eles vão adorar.

2 comentários: