22 de março de 2011

Biscoitos de Canela e Açúcar

Biscoitos de canela e açúcar.

A primeira vez que fiz biscoitos foi para um dos Natais em família. Gosto de pensar em cardápios completos, especialmente para festividades domésticas: entrada, prato principal, sobremesa, café e petit four. Queria um biscoito bem caseiro, sem glacê, sem decoração, simples. Achei uma receita ótima em um site muito bom sobre casa e decoração, Casa da Chris. O quitute amanteigado tem um sabor pronunciado de canela que pede um café ou chá bem quentinho e rende super bem. Os biscoitinhos foram um sucesso aqui em casa, até D. Luiza pediu a receita, que responsabilidade, hein?

Lindo e delicados como lembrança de chá bar.

Quando comecei a conversar com minha amiga Silvania, noivinha do ano, sobre o chá bar dela, pensamos em várias possibilidades de lembrancinhas: utensílios de cozinha em tamanhos menores, mais fofos, uma foto dos noivos ou um ímã de geladeira. Até que me lembrei dos biscoitos de canela e açúcar, um quitute que tinha tudo para agradar. A noiva adorou. E para ficar ainda mais temático, pensei em corações e iniciais dos noivos. Porém, esse biscoito permite incontáveis brincadeiras com formatos bem divertidos: letras, números, animais, formas geométricas. Vale para qualquer ocasião.

Ingredientes:
- 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 500 gramas de farinha
- 3 ovos grandes
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 250 gramas de açúcar

*Canela e Açúcar para polvilhar

Acompanha café ou chá bem quentinho.

Modo de Fazer:

Em um bowl, coloque todos os ingredientes começando pela farinha para fazer uma caminha. Comece a misturar com uma colher para agregar os ingredientes e não se apavore, vai dar certo. Depois, coloque literalmente a mão na massa e trabalhe em uma superfície lisa e enfarinhada, sovando delicadamente até obter uma massa consistente e homogênea, que desgrude das mãos. Talvez você precise de mais farinha.

Abra a massa e, com a ajuda de cortadores, molde os biscoitos. Você pode escolher a espessura: se for bem fininho, você terá biscoitos crocantes. Para quitutes mais macios, deixe a massa um pouco mais grossa.

Em um bowl separado, misture canela e açúcar a gosto e polvilhe sobre os biscoitos moldados, já na forma. Leve ao fogo médio por 20 ou 30 minutos, até ficarem levemente dourados.

Rendimento: 80 a 100 unidades dependendo do tamanho.

4 comentários:

  1. Olá Janaína,
    A colher de fermento é colher de chá?
    Agradeço.
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, tudo bem?

    Obrigada pela observação. Vou corrigir a receita. Você pode usar uma colher de sobremesa.

    Volte sempre!!!

    ResponderExcluir