8 de março de 2011

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Nada melhor do que um bolo de fubá com café. Bolo é uma das minhas sobremesas preferidas, desde os mais simples até os elaborados, cobertos e recheados. Todo final de semana tinha bolo na casa da minha mãe para acompanhar o chá ou o café da tarde. Eu trouxe o ritual para a minha casa e vivo fazendo o quitute por aqui. Com esse friozinho fora de época, corri para a cozinha para assar um bolinho de fubá. Já experimentei várias receitas. Com queijo, coco, cremoso e, depois de algumas adaptações, encontrei a minha favorita. O bolo fica fofo e molhadinho na medida.


Fofinho e molhadinho na medida.

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de leite de coco
- 2/3 xícara de óleo
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 1 colher de sopa de queijo ralado


Ótimo com café com leite.

Modo de Fazer:

Coloque os ingredientes no liquidificador (comece pelos líquidos para não forçar o equipamento e facilitar a mistura) e bata tudo junto até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por 40/50 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste.

Uma fatia de bolo de fubá com café com leite quentinho é capaz de transformar e alegrar qualquer dia. Experimente e me conte depois.

7 comentários:

  1. Oi, Jana! Tudo bem?! Não me lembro de ter comido bolo de fubá com coco (interessante). Caso não for do meu gosto o coco, tem que substituir por algum outro ingrediente ou só eliminar da minha lista?

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Ah, outra coisa... acho que a forma de casa é de vidro (para microondas, talvez). Sabe como fazer?! To complicando, né?! Desculpe!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Thi,

    Vamos por partes. Se você não gostar de coco, pode colocar simplesmente 1 xícara de leite e tirar o leite de coco da receita. No lugar do coco ralado, apenas duas colheres de queijo ralado. E, se não curtir queijo ralado, simplesmente não coloque nem um nem outro. Siga a receita sem eles. Sobre a forma, você precisa saber se ela vai ao forno. Se for, unte, enfarinhe e mande ver. Caso contrário, essas formas de alumínio de buraco são encontradas facilmente. A que eu fiz é de silicone. Comprei na Etna por 16 reais, acho. É mais fácil ainda, só pincelar com óleo, colocar sobre outra forma ou refratário que vá ao forno pq ela é muito mole e mandar ver. Quando tirar do forno, espere esfriar completamente e desenforme pra não quebrar. Sai que é uma beleza, além de ficar lindo.

    beijos e boa sorte.
    Depois me conta, hein....

    ResponderExcluir
  4. Oi, Janaína, qual o tamanho dessa forma que vc sugere? Quero fazer logo pois tem uma aparência maravilhosa. Juliana

    ResponderExcluir
  5. O bolo de fubá mais bonito que eu já vi!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, tudo bem?

    Eu faço em uma forma de silicone com 22 cm de diâmetro. Ela é ótima. Se puder, experimente. Recomendo.

    Me manda uma fotinho do bolo pra eu colocar por aqui.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ka,

    Obrigada. Nós adoramos a visita e o comentário. Volte sempre.

    bjs

    ResponderExcluir