2 de março de 2011

Escondidinho de carne rápido e barato

Escondidinho de carne moída

O escondidinho é um dos pratos mais queridos desta casa. Gosto de servir o tradicional, de carne seca, como entrada nas festividades domésticas. Um escondidinho bem montado em ramequins faz muito bonito entre os convidados. O prato exige certo cuidado no preparo, pois a carne seca deve ficar de molho na água por pelo menos um dia para dessalgar. Eu gosto de deixar dois dias e trocar a água sempre que possível. Nem sempre temos tempo para preparar o escondidinho de carne seca, mas deixo aqui uma sugestão igualmente gostosa, o escondidinho de carne moída. Mais fácil, rápido e barato.


Escondidinho tamanho família

Para dias comuns, o escondidinho de carne moída é ótima pedida. Basta preparar a carne e um bom purê de batata. Para facilitar, podemos trocar os ramequins por um refratário grande, tipo família. A praticidade deve ser nossa grande aliada nas refeições diárias. Nós gostamos de carne bem temperada e sempre adicionamos à receita calabresa ou um pedaço de bacon para acentuar o sabor.


Uma caminha de purê para começar a montagem.

Carne moída

Ingredientes:
- 500 gramas de carne moída (acém, patinho, peito)
- 1 linguiça calabresa
- 1 cebola média
- 1 pimentão verde
- 2 dentes de alho
- sal
- pimenta
- óleo

Modo de preparo:

Em uma panela com um fio de óleo, refogue a cebola picada até murchar, acrescente o alho e o pimentão em cubinhos. Em seguida, coloque a calabresa cortada em rodelas e deixe dourar. Por último, adicione a carne e frite até secar. Tempere com sal e pimenta a gosto.


Escondidinho pronto para ir ao forno.


Purê de batata

Cozinhe 500 gramas de batata somente em água. Depois de cozida, amasse bem sem deixar gruminhos. Em uma panela, em fogo baixo, coloque a batata amassada, uma colher de manteiga e adicione leite aos poucos, mexendo sem parar, até obter uma consistência cremosa. Acerte o sal.

Escondidinho suculento e dourado.

Montagem do escondidinho:

Em um refratário, faça uma caminha com o purê de batata, coloque a carne e adicione mais uma camada de purê. Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Sirva com um arroz branco.

7 comentários:

  1. Eu já fiz essa receita, só que ao invés da batata coloquei aipim (mandioca). Ficou maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  2. A mandioca é ótima. Nós também gostamos muito de mandioquinha. Experimente juntar batata e mandioquinha em uma receita de purê. Fica dos deuses!

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. esta receita parece ser muito boa.Vou faze-la esta noite

    ResponderExcluir
  4. Amanhã vou fazer essa DELÍCIA de receita!!! tenho certeza que vai ser um sucesso!!!11

    ResponderExcluir
  5. Está com uma cara boa, já estou ficando com fome.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz, mas coloquei frango com requeijão. Ficou maravilhoso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Posso preparar o escondidinho de carne seca de manhã?
    E levar ao forno só a noite?

    ResponderExcluir